Logo CNA

Mato Grosso

Peixoto de Azevedo receberá piloto do Programa Semeia
Semeia 02

Na teórica serão trabalhadas estratégicas educacionais voltadas ao domínio cognitivo e efetivo, com exposição dinamizada; vídeos lúdicos das temáticas, atividades pedagógicas de acordo com a fase escolar, por meio do tema: “Agronegócio”.

26 de outubro 2023

Por: Cristina Cavaleiro

Fonte: Ascom Senar-MT

No dia 06 de novembro o município de Peixoto de Azevedo receberá o piloto da retomada do “Programa Semeia” do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar –MT). Na programação que irá até o dia 17/11, serão realizados o 1° e 2° ciclo com atividades teóricas e práticas para alunos do 1° ao 6° ano de escolas municipais, contemplando cerca de 300 alunos das instituições de ensino ; Jardim das Flores e Dom Hélder Câmara.

O objetivo do “ Semeia” é atrair crianças e adolescentes sobre a importância do Agronegócio, evidenciando o real valor do trabalho no campo e como são produzidos os alimentos, dessa forma construir o conhecimento, orientando os jovens sobre a relevância do Agro do campo a mesa .

Na teórica serão trabalhadas estratégicas educacionais voltadas ao domínio cognitivo e efetivo, com exposição dinamizada; vídeos lúdicos das temáticas, atividades pedagógicas de acordo com a fase escolar, por meio do tema: “Agronegócio”.

Para a coordenadora de Projetos e Programas Especiais do Senar-MT, Nadja Brito da Paixão , a ação propõe diagnosticar conhecimento dos alunos em relação ao universo das atividades do meio rural, através da característica e importância do campo, dessa forma despertar o interesse em crianças e jovens em aprender sobre a vida no Agro, demonstrando como os produtos do campo estão inseridos na vida cotidiana, dessa forma promover a interação e sensibilização dos alunos no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados nas etapas teórica e prática.

“Já na prática serão desenvolvidas atividades educacionais no campo ligadas ao domínio psicomotor, através de visita técnica e oficina temática de horticultura, expondo o preparo do solo, plantio, colheita , manutenção, armazenamento, transporte e degustação e avaliação de hortaliças”, disse Nadja.

Na programação também serão oferecidas oficinas de produção de hambúrguer colorido. Os alunos receberão orientação desde a criação, manejo dos animais até a produção do hambúrguer, dosagem de condimentos, temperos, técnicas de massagear, embutir, colorir e como acondicionar o produto que será avaliado pelos estudantes no final dos dois ciclos.

Meta- A ideia é fixar as informações relacionadas a importância do Agronegócio consolidado, juntamente com o conhecimento aprendido na etapa teórica do programa. Vivenciar experiência na prática, desenvolvendo um produto do Agro em propriedade rural, visando despertar o interesse em jovens e crianças o aprendizado sobre a vida no campo, promovendo a interação e sensibilização dos alunos no processamento do aprendizado e conexão dos assuntos tratados entre as etapas.

Encerramento – No dia 31 de novembro será realizada Feira de Exposição dos Trabalhos na escola, que passarão por avaliação com relação ao conhecimento e impacto do Programa na vida do aluno, bem como a consolidação do resultado do Semeia e o resgate sobre a vivência dos estudantes durante a realização os dois ciclos do Programa, ou seja, teórica e prática, conduzida pelo professor responsável , além do desenvolvimento de uma atividade sobre o tema, seguindo sugestões do Senar ou de livre criatividade do professor. Os alunos receberão certificado de participação.