Mato Grosso
Pecuarista abre empresa de crédito rural após curso do Senar-MT e comemora 10 anos de sucesso

Após capacitação do Senar-MT e Sindicato Rural, pecuarista de Nova Bandeirantes abre seu próprio negócio e ajuda a suprir demanda do município
Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT
Foi a partir de uma capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e do Sindicato Rural de Nova Bandeirantes que Ediana Aparecida Erhardt, 40, deu um dos passos mais importantes da sua vida: empreender. Em 2022, ela comemora 10 anos da conclusão do curso que deu origem à sua empresa de crédito rural no município, atualmente com mais de 450 clientes.

Arquivo pessoal
Inicialmente, a pecuarista resolveu se inscrever no Programa de Empreendedorismo Rural (PER) para aproveitar a carga horária do curso modular como horas de estágio na faculdade. Mas, os resultados obtidos no treinamento foram tão satisfatórios, que além de concluir a graduação com maestria, ela criou seu próprio negócio e pediu exoneração do cargo de servidora pública. “O negócio cresceu tanto que não consegui mais conciliar e acabei abrindo mão do concurso para conseguir me dedicar aos clientes”.
Quem hoje vê o sucesso da empresa não imagina que a ideia surgiu a partir de uma das tarefas propostas no treinamento do Senar-MT. “Precisávamos desenvolver uma proposta para melhorar o nosso negócio e como pecuarista planejei um projeto de engorda de novilhas. Mas, quando fomos procurar o banco em busca de financiamento para colocar em prática, ficamos sabendo da falta de profissional projetista no município”.
Com a decepção da aluna, o então instrutor do curso propôs uma reformulação da ideia e sugeriu que ela fizesse uma proposta para ser projetista. “Fiquei triste em não conseguir levar à frente o meu trabalho, mas o instrutor me mostrou outro caminho que era suprir a demanda do município naquela época”.

Fachada da empresa que hoje conta com dois funcionários.
Com os conhecimentos do curso, Ediana pode analisar os custos da nova empresa, projeção de mercado e de retorno financeiro. Com as orientações, ela criou seu CNPJ e na própria aula decidiu o nome da empresa: Rurales, também em homenagem ao instrutor. Em uma semana, o empreendimento já estava credenciado em um banco e atualmente já possui cadastro em quatro instituições financeiras. “Hoje temos mais de 400 clientes, mas o primeiro foi um colega do curso que também esbarrou no mesmo problema”, afirma.
Projeto inicial – Com o desenvolvimento da própria empresa, Ediana, que também faz parte da diretoria do Sindicato Rural de Nova Bandeirantes, pode colocar em prática a sua primeira ideia que era de engorda de novilhas. “Cinco anos depois, usei a minha própria empresa para tirar do papel a minha proposta para a propriedade rural e já conseguimos realizar a engorda de cerca de 150 fêmeas. Estamos muito felizes com o resultado”, destaca.
Segundo a pecuarista, o treinamento foi essencial para a sua conquista. “Não é um conhecimento apenas teórico. O curso foi um incentivo para que eu saísse da zona de conforto e resolvesse uma demanda maior que eu nunca conseguiria atender sem esse apoio”.

Arquivo pessoal
Senar-MT – O Programa de Empreendedorismo Rural não se encontra mais no portfólio da instituição desde 2013. Atualmente, o Senar-MT dispõe de outros produtos como o Negócio Certo Rural e o Programa Mulheres em Campo, além da inserção do tema de gestão empreendedora no conteúdo dos cursos modulares.
Por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), os produtores rurais também têm o apoio para melhorarem a gestão de suas propriedades e consequentemente aumentar a produtividade de seus negócios.
Todos os serviços disponibilizados pelo Senar-MT já são realizados com os recursos dos produtores rurais. De acordo com o superintendente da instituição, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, a contribuição do produtor rural retorna em forma de conhecimento.
“O Senar-MT não possui recursos. Todos os recursos são dos produtores rurais, por isso, a nossa grande visão é transformar essa contribuição em capacitação, promoção social, assistência técnica e demais produtos que auxiliem o produtor na sua atividade”, destaca.
Os interessados em realizar algum treinamento pela instituição devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua localidade. Ao todo, Mato Grosso conta com 93 Sindicatos que abrangem todos os 141 municípios. No site do Sistema Famato há o contato de cada uma das instituições, além dos mais de 350 cursos disponíveis pelo Senar-MT. Acesse!
Encontre o seu Sindicato Rural: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/
Cursos disponíveis pelo Senar-MT: https://sistemafamato.org.br/senarmt/nossos-cursos/


Processo seletivo para Faculdade CNA encerra em fevereiro
Instituição está com inscrições abertas para o processo seletivo 2023/1

Jovens de Mato Grosso são aprovados em programa da CNA
Mais de 30 jovens de Mato Grosso foram aprovados no módulo introdutório do Programa CNA Jovem, que visa desenvolver novas lideranças no agro

Projeto atinge marca de 28 mil fotos em plataforma digital
Por meio do projeto Acervo Digital do Sistema Famato, mais de 28 mil imagens já foram categorizadas em uma plataforma online

ATeG do Senar-MT transforma vidas
Com mais de cinco mil propriedades rurais atendidas, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT tem feito a diferença na vida de produtores rurais do estado