Logo CNA

São Paulo

Participantes do Senar-SP no CNA Jovem organizam em Limeira o encontro “De Família para Família”
BANNER

Evento reuniu famílias da cidade para discutir o tema da sucessão

31 de janeiro 2024

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

O Bairro dos Pires, na cidade de Limeira/SP, foi local do primeiro encontro “De Família para Família”, promovido pelos jovens participantes da 5ª edição do Programa CNA Jovem. O evento foi realizado em 26/01. Ao longo do segundo semestre de 2023, os participantes do Programa se dedicaram a desenvolver ações relacionadas à sucessão familiar rural.

A condução do evento ficou a cargo da advogada Vanuza Colombo Brandão, de Ibitinga/SP. Especialista em assuntos jurídicos envolvendo a sucessão familiar, ela destaca a importância do encontro: “O evento foi maravilhoso, abordamos a sucessão realizada em vida, aquela que transfere o conhecimento dos pais para os filhos e netos. Discutimos a construção familiar, o diálogo eficaz e a proteção patrimonial, destacando cláusulas fundamentais, tipos de contratos e pactos. As famílias presentes participaram ativamente, demonstrando abertura para compreensão e busca de orientação.”

O presidente do Sindicato Rural de Limeira, Nilton Piccin, também marcou presença, enfatizando que o encontro representa um marco inicial, capaz de criar condições propícias para que os filhos desejem permanecer ou retornar à propriedade rural. O coordenador do sindicato, Ricardo Luiz Poli, sensibilizou as famílias para essa manhã especial, afirmando: “Foi um prazer receber o primeiro encontro ‘De Família para Família’. Conseguimos reunir várias famílias que estão iniciando ou já passaram pelo processo de sucessão familiar. O evento proporcionou esclarecimentos e os motivou para as futuras ações da FAESP/SENAR-SP.”

A família Santa Rosa, uma das participantes do evento, expressou sua gratidão pelo encontro, destacando a importância das informações compartilhadas para iniciar o processo de sucessão familiar. Jéssica Santa Rosa, sucessora da família, afirmou: “O evento foi muito proveitoso para nossa família, proporcionando entendimentos sobre como podemos iniciar a sucessão familiar de maneira eficaz.” Os pais de Jéssica também elogiaram as informações recebidas e destacaram a alegria de estar entre outras famílias. Isabel Santa Rosa, mãe de Jéssica, compartilhou sua satisfação ao afirmar: “Foi uma grande alegria estar no meio de outras famílias, além de apreciar as informações valiosas que foram compartilhadas.”

Cassiana Carradas, outra participante, compartilhou suas impressões sobre o evento, descrevendo o quanto foi “maravilhoso” e destacando que proporcionou esclarecimentos valiosos para diversas dúvidas. Ela concluiu: “Nós estamos aguardando a continuidade com o curso que será ofertado em breve.” Já a anfitriã que recebeu o evento, Maria Vânia, proprietária do espaço que acolheu a iniciativa, expressou sua gratidão pelos jovens envolvidos, reconhecendo seus desejos e dedicação em auxiliar os pequenos produtores rurais e suas famílias. Ainda ressaltou a importância das informações apresentadas, que eram desconhecidas para muitos participantes, além de salientar o importante papel do evento ao promover a aproximação entre os produtores, fortalecendo assim a comunidade do Bairro dos Pires.

Luiz Bonilha, um dos organizadores da ação, expressou sua satisfação: “Sem dúvida, o encontro que organizamos superou nossas expectativas. Recebemos representantes de 10 famílias diferentes, cada uma com uma história inspiradora que nos impulsionou ainda mais em ajudá-las no tema da sucessão familiar. Durante o café da manhã colonial, tivemos conversas iniciais, conhecendo um pouco mais sobre suas histórias. A participação das famílias, contribuindo com alimentos produzidos em suas propriedades, como linguiça artesanal, palmito pupunha e quiabo, reforçou o propósito do evento, que é pra ser algo ‘de família para família', ressaltando a essência da partilha, união e comunidade. Tenho certeza de que os participantes saíram mais interessados no tema, prontos para buscarem mais informações sobre a sucessão, tão importante para o cenário rural.”

Na oportunidade, ainda foi apresentado uma outra iniciativa desenvolvida durante o ano passado, o chatbot LivIA, que tem como objetivo guiar os produtores rurais com informações sobre sucessão, utilizando inteligência artificial para oferecer soluções personalizadas.

Além das famílias participantes, o evento contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira/SP, o engenheiro ambiental Lieger Rodrigo Cassamasso e o engenheiro agrônomo da secretaria, Matheus Luís Docema.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas