Logo CNA

São Paulo

Participantes do Programa Jovem Agricultor do Futuro são premiados em concurso de redação
BANNER

Ganhadores são do município de Morro Agudo (SP)

21 de setembro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

A Associação De Olho No Material Escolar (DONME) – movimento que aborda o papel da educação para o conhecimento e valorização do agronegócio do país – premiou oito jovens que participaram de um concurso de redação realizado pela entidade. Os jovens são todos alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro (JAF) pelo Sindicato Rural de Morro Agudo. Eles haviam participado de uma visita à Agrishow deste ano como parte das atividades do programa Vivenciando na Prática promovido pela DONME e o tema da redação foi a visita ao evento.

Os jovens que venceram o concurso tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da fábrica de Motores da Massey Ferguson (@masseyfergusonbr), na cidade de Mogi das Cruzes (AGCO). Além dos oito jovens alunos do JAF, outros três de outras cidades também participaram da visita à empresa, todos acompanhados por seus responsáveis legais, além dos instrutores do SENAR-SP Danilo e Ana Carolina, e de Lauriane de Castro Torres Costa e Roberto Carmanhan de Figueiredo, respectivamente coordenadora e presidente do Sindicato Rural de Morro Agudo. O grupo teve ao todo 30 pessoas, que teve ainda a participação da representante da DONME Ana Silvia Munhoz.

A fábrica da AGCO (empresa detentora da marca Massey Ferguson) visitada pelo grupo é responsável pela fabricação de mais de 100 peças de motores diariamente, pela montagem de 3 tratores por dia (Massey e Valtra), pela montagem de 2 tratores Fend a cada 3 dias, e responsável pelo envio de peças e motores para outras plantas no Brasil e Argentina.

José Vinícius Carlos de Paula, de 14 anos, foi um dos vencedores do concurso de redação. “Meus familiares e os instrutores ficaram muito orgulhosos com meu esforço e dedicação que gerou esse grande prêmio”, disse. Ele ainda está participando do Programa Jovem Agricultor do Futuro, que vai até novembro. Para José Vinícius, a visita à empresa foi uma grande porta de conhecimento e oportunidade. Ele acredita que seu futuro no agro está ligado à tecnologia.

“Após entrar no JAF meu modo de enxergar o agro só intensificou, pois eu sou fanático em tecnologia e curto muito jogos sobre agricultura. Minha relação com o campo é nova, mas eu me sinto muito livre, é uma área que pretendo seguir. A tecnologia tem grande importância no agro, principalmente com a evolução dos maquinários e sistemas.”, destacou.

Os jovens de Morro Agudo premiados no concurso de redação são Evelyn Ladario Rodrigues da Silva, José Vinícius Carlos de Paula, Francisco Ruan de Oliveira Nascimento, Ketuly Fernanda Alves dos Santos, Paula Vitória Marques Rocha da Silva, Pedro Henrique Flório, Matheus Barbosa Ferreira e Isabela Martins Dutra.

Para a DONME, apresentar novas tecnologias e oportunidades para esses alunos é um diferencial que a associação está semeando para promover uma visão atualizada do agronegócio, a fim de inspirar carreiras no setor.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas