Logo CNA

Mato Grosso

Participantes aprendem receitas para festas de fim de ano em cursos do Senar-MT
Whats App Image 2021 12 15 at 11 42 32

Neste fim de ano, participantes dos cursos do Senar-MT aprenderam a fazer receitas típicas da época.

16 de dezembro 2021

Por: Assessoria de Imprensa do Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa do Senar-MT

Com a aproximação das festas de fim de ano, os participantes dos treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) têm aproveitado para aprender receitas para as ceias de Natal e Ano Novo. Com a reativação do curso de Panificação Artesanal, participantes aprenderam a fazer panetones e roscas natalinas.

O instrutor credenciado ao Senar-MT, Lucas de Siqueira, ministrou dois cursos de panificação e destacou o interesse dos participantes em aprenderem as receitas da época. “Eles já vinham com isso em mente, por isso já trouxemos as frutas cristalizadas, gotas de chocolate e os ingredientes necessários”.

Em Tesouro, Lurdes Divina Lima de Jesus participou de outro treinamento, o de Transformação Caseira de Embutidos e Defumados de Suíno. Ela aprendeu uma nova receita que já foi aprovada pela família e pretende repeti-la para o Natal. “Já fiz uma panceta e ficou muito gostosa. Também quero fazer os defumados e os frangos que aprendi em outro curso”, afirma.

Segundo a instrutora credenciada ao Senar-MT, Tatiane Rodrigues, o curso traz conhecimento sobre os cortes, embutidos frescais e defumados. “Junto com o treinamento sempre tentamos inovar uma receita, com praticidade, baixo custo e alta aceitação. A panceta a pururuca tem sido alvo de muitos pedidos”.

Na casa de Lurdes, o conhecimento do curso não vai parar nas festas de fim de ano. A sitiante já tem programação para 2022, graças aos treinamentos já concluídos. “Estão montando uma cooperativa na cidade e eu quero participar para vender os defumados, a calabresa, a toscana e o salaminho. Já fiz dois cursos de embutidos de suínos e acho que agora já estou preparada para vender”, destaca.

Em 2021, foram realizados cerca de 90 treinamentos de transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne suína, pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais do estado. Para o primeiro semestre de 2022, já estão previstos 48 cursos. Interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município e verificar a disponibilidade de turmas.

Receita de Panceta pururuca por Tatiane Rodrigues

Ingredientes

1kg de panceta

18 gramas de sal

Modo de preparo

Espalhe o sal por toda a peça. Deixe descansar no mínimo 12 horas sob refrigeração (geladeira). Depois enrole a panceta e amarre-a. Leve-a para assar em forno 150 graus em torno de 4h. Deixe esfriar, e leve para resfriar (geladeira).

Depois corte em tiras e frite em óleo quente. E verá que a pele irá pururucar, ficará crocante.

Matérias Relacionadas