Logo CNA

Participante do CNA Jovem representa o agro brasileiro na Alemanha
GFFA JLW 2024 10003 scaled CS3 w

16º Fórum Global para Alimentação e Agricultura ocorre em Berlim até sábado (20). Fotos: GFFA/YFF

18 de janeiro 2024
Por Senar

Brasília (18/01/2024) – A produtora gaúcha Carolina Sleutjes, participante do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de jovens lideranças do Sistema CNA/Senar, representa a juventude do agro brasileiro no Fórum Internacional de Jovens Agricultores, que acontece durante o 16º Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA, em inglês) em Berlim, na Alemanha, até o dia 20.

Indicada pela CNA e selecionada pela Embaixada da Alemanha entre dezenas de jovens brasileiros, Carolina participa dos debates com representantes de 20 países para a construção de um posicionamento que será entregue, no sábado (20), aos ministros do Fórum Global.

“É a primeira vez que participo desse tipo de evento e tem sido uma experiência incrível poder conversar com jovens de outros países e perceber que, em muitos casos, temos os mesmos problemas e desafios”, afirma.

Imagem

A jovem, que participou da 5ª edição do programa CNA Jovem em 2023, vai entregar ao ministro da Alemanha o documento final do grupo ao lado do representante da Ucrânia. “Com a entrega do documento, chegamos a um consenso onde todos buscamos o mesmo objetivo sobre o que é importante para a juventude em nossos países”.

Os jovens também vão participar dos painéis do GFFA com especialistas que discutirão o papel dos países na produção de alimentos e no combate à fome.

Carolina Sleutjes, que além de produtora, é empresária e técnica de campo da Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem rural (Senar), ressalta que sua experiência vai contribuir com outros jovens brasileiros e que foi importante participar do evento para levar a voz do agro e da CNA ao mundo.

“Buscamos ser a segurança alimentar e o Brasil já é o celeiro do mundo. Por isso temos a responsabilidade de produzir alimentos e exportar para os países que precisam da nossa produção”.

O Fórum Internacional de Jovens Agricultores também contou com a participação da África do Sul, Quênia, Uganda, Zimbábue, África Oriental, Camboja, Japão, Alemanha, Itália, Dinamarca, Finlândia, Jamaica, Estados Unidos, Austrália, Tailândia, Ucrânia, China, Emirados Árabes Unidos e Porto Rico.