Logo CNA

Mato Grosso

Participante consegue emprego como classificadora de grãos durante curso
07 31 jul classificacao de graos claudia instrutor gilberto keres 2

Treinamento foi realizado pelo Senar e Sindicato Rural, no município de Cláudia

7 de agosto 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

Em Cláudia (560 km de Cuiabá), o treinamento de Classificação de produtos em origem vegetal – soja e milho – ainda estava em andamento, quando surgiu uma oportunidade na área. A aluna Angelina da Silva, que se mudou de estado junto com a família para tentar a vida em Mato Grosso, aproveitou para se candidatar e conseguiu a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

“Muitas pessoas disseram que contratavam mais homens para serem classificadores. Eu fui teimosa e fiz o curso mesmo assim. Graças a ele hoje estou empregada”, afirmou. O curso foi ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e o Sindicato Rural do município. A vaga foi anunciada durante o treinamento em junho e Angelina iniciou no trabalho neste mês de julho.

Com a contratação de Angelina, o setor agropecuário passou a empregar toda a família da jovem de 19 anos. “A família toda veio do Acre em busca de emprego, há oito meses. Meus pais conseguiram vaga em uma fazenda e meu irmão na área de secador de grãos. Só faltava eu e agora consegui”.

Instrutor com turma de Cláudia

O instrutor credenciado ao Senar-MT, Gilberto Keres foi quem intermediou os alunos com a oportunidade no mercado de trabalho. Durante o treinamento, ele encontrou um ex-aluno do Senar, que agora é empregador na área. “Há cerca de dois anos, ministrei esse mesmo curso para ele em outro município e nos encontramos por acaso agora, em Cláudia. Foi ele quem disse que estava na cidade recrutando um classificador, me informou o contato e eu repassei aos alunos”, destacou.

De acordo com o profissional, o mercado de trabalho está aquecido nesta área. “Hoje, a classificação pode ser feita pelas trades , pelas propriedades rurais e ainda por empresas contratadas especificamente para esse trabalho. Há um mundo de oportunidades para quem se capacitar”, destacou.

Segundo ele, com a carga horária de 40 horas, o aluno sai apto para encontrar um emprego no setor. “No cronograma temos visita a um armazém, conteúdo teórico e prático. Tudo para que o participante seja capacitado para atuar no mercado de trabalho”, afirmou.

O treinamento é ofertado sem custo aos participantes, graças aos recursos do produtor rural. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua região para verificar as turmas disponíveis.