Logo CNA

São Paulo

Parceria entre SENAR-SP e ONG Orienta Vida impulsiona inovação e sustentabilidade no artesanato
BANNER1 outro

Workshop reúne 65 instrutores para capacitação em técnicas modernas, design arrojado e fortalecimento das redes sociais

23 de novembro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Em uma colaboração visionária, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo (SENAR-SP) e a ONG Orienta Vida estão transformando Potim no epicentro da inovação no artesanato. O workshop, que teve início no dia 20 e se estenderá até o dia 25, reúne cerca de 65 instrutores em três turmas distintas, visando capacitar profissionais na integração de técnicas tradicionais, como palha, macramé, couro e bordado, com abordagens modernas de design e presença nas redes sociais.

A parceria estratégica entre o SENAR-SP e a Orienta Vida reforça o compromisso conjunto de promover o desenvolvimento sustentável, a valorização do artesanato e o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A Orienta Vida, reconhecida por capacitar e empregar mulheres, já formou mais de 1150 profissionais em ofícios de corte, costura e bordado. Esse impacto vai além dos números, alcançando mais de 1,5 mil famílias beneficiadas com renda gerada pelo trabalho artesanal.

Durante o treinamento, os instrutores participaram de palestras abrangentes sobre redes sociais, com enfoque especial em TikTok, Instagram e Facebook. O renomado designer Antonio Castro contribuiu com insights valiosos sobre a integração de elementos regionais na indústria da moda.

Outra palestrante foi Luly Vianna, que é designer, artista e pesquisadora, que busca criar conexões contemporâneas entre materiais reutilizados e manualidades ancestrais ameaçadas.

Ela participou da criação das peças-modelo pertencentes à coleção temática em torno da jaboticabeira, árvore emblemática do Brasil.

A relevância deste workshop vai além das técnicas refinadas. Representa um passo significativo para o desenvolvimento de um artesanato mais inovador, moderno e sustentável. O Sistema FAESP/SENAR-SP e a ONG Orienta Vida continuam a construir pontes entre tradição e modernidade, promovendo a inclusão social e econômica por meio do artesanato, reafirmando a importância da parceria para o progresso local e a valorização das raízes culturais.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas