Logo CNA

Mato Grosso

Parceria em São Félix do Araguaia proporciona reprodução de mais de 15 mil alevinos
Alevinos

Mais de 15 mil alevinos de Tambatinga foram reproduzidos em laboratório e doados a piscicultores atendidos pela ATeG do Senar-MT em São Félix do Araguaia e região

9 de maio 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Uma parceria entre Sindicato Rural de São Félix do Araguaia, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Laboratório ITOG entregou mais de 15 mil alevinos a piscicultores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar-MT. As doações foram realizadas neste mês de maio a 20 produtores rurais do município e região.

Ao todo, foram reproduzidos em laboratório, 15,7 mil alevinos de tambatinga e doados outros 120 alevinos de pirarucus. O programa teve apoio de duas propriedades rurais parceiras: a Fazenda Dois Meninos e a Fazenda Brejinho, além da prefeitura municipal de Alto Boa Vista.

O Sindicato Rural de São Félix do Araguaia também doou um saco de ração para a primeira alimentação dos peixes para cada produtor. Segundo a presidente, Daniela Caetano de Brito, a entrega é fruto de anos de trabalho. “É uma satisfação vermos o resultado da tecnologia e do associativismo dos produtores rurais: alevinos produzidos em laboratório e sendo distribuídos aos produtores. Foi um projeto que deu muito certo”, destaca.

Para o técnico de campo credenciado ao Senar-MT, Dreyfus Lincoln, foi uma forma de mostrar a importância da tecnologia. “Os alevinos foram produzidos na região e a experiência mostrou aos produtores que é possível melhorar a nossa atividade com apoio da tecnologia”, destacou o profissional.

Sendo atendido pela ATeG há três anos, o piscicultor Marcos de Miranda, agradeceu a iniciativa. “O mais importante foi esse resultado que conseguimos graças à ajuda do Senar-mt e apoio do Sindicato Rural”, destacou.

Além dos 20 produtores da ATeG Piscicultura de São Félix do Araguaia, um Projeto Social de Educação Ambiental do Município de Alto Boa Vista também foi beneficiado pela iniciativa.

Sindicato Rural – O Sindicato Rural de São Félix do Araguaia atende os municípios de Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio e Serra Nova Dourada. Ele está localizado na av. Adenor Milhomem da Cunha S/Nº Vila Santo Antonio, em São Félix.

Os produtores rurais moradores destas localidades e que tenham interesse em ser atendidos pela ATeG do Senar-MT, devem entrar em contato com o Sindicato.

Matérias Relacionadas