Logo CNA

Mato Grosso

Parceria com a Fendt capacita operadores em Campo Novo do Parecis
Whats App Image 2023 04 14 at 11 06 00

Curso ensinou sobre a tecnologia embarcada em tratores e plantadeira da marca

18 de abril 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Uma turma de oito operadores de máquinas agrícolas participou do Treinamento de Operação e Máxima Performance de Tratores e Plantadeira Fendt, o primeiro a ser ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural e a fabricante alemã. Em uma semana de capacitação, os alunos aprenderam sobre a tecnologia embarcada nos tratores Fendt 1000 e 900 Vario e plantadeiras momentum.

A capacitação foi formatada e desenhada especialmente para atender a tecnologia dos maquinários da Fendt. De acordo com o coordenador da concessionária Fendt Sotreq Agro, Wesley Araújo, com o treinamento os operadores poderão aproveitar mais do que o maquinário tem a oferecer. “Com o conhecimento será possível extrair a melhor performance do equipamento e, consequentemente, melhor atender o produtor rural”, afirma.

Segundo o instrutor credenciado ao Senar-MT, Wanderley Gusmão, os maquinários possuem recursos tecnológicos avançados, como a centralização de todos os locais de operação e reorganização as áreas de trabalho, no caso dos tratores; sistema de distribuição de sementes e o controle automático de pressão no solo, no caso das plantadeiras.

Ainda de acordo com o profissional, a capacitação específica aumentará a eficiência no campo. “Estamos treinando os operadores e encarregados de propriedades que já possuem o equipamento ou que estão adquirindo. Com este treinamento direcionado podemos alcançar a máxima eficiência utilizando todos os recursos à disposição”, destacou Gusmão.

Operador de máquinas em Brasnorte, Luís Felipe Braga dos Santos, já havia trabalhado com o maquinário e aprendeu mais sobre a tecnologia. “É uma máquina muito boa e a gente que trabalha no campo precisa conhecer a tecnologia para se desenvolver mais”, destacou.

Para o seu colega de turma e de trabalho, o equipamento trará benefícios para o dia a dia. “O trator veio para facilitar o trabalho no campo. Conhecendo mais sobre o equipamento vou ter crescimento na minha vida profissional”, destacou Marcelo Pereira.

Parceria – Em 2022, a Fendt capacitou 32 instrutores credenciados ao Senar-MT sobre a tecnologia destes três maquinários agrícolas. Com os multiplicadores de conhecimento capacitados, e expectativa é que em breve este treinamento – que está em fase de pilotagem – seja disponibilizado para todos os Sindicatos Rurais.

Pedro Marcon, instrutor de treinamento técnico da AGCO, avalia que esta será a primeira de muitas parcerias com o Senar-MT. “É de suma importância esses treinamentos para que possamos levar o conhecimento para o campo, temos tido um bom retorno e a ideia é estender para outros produtos”.

Selo

Matérias Relacionadas