Logo CNA

Parceiros do Projeto Paisagens Rurais conhecem exemplo prático da Assistência Técnica e Gerencial do Senar
MG 9336

Entidade promoveu dia de campo em uma fazenda de Goiás para mostrar técnicas agrícolas sustentáveis de recuperação ambiental produtiva

5 de abril 2019
Por Senar

Brasília/DF, Anápolis/GO e Pirenópolis/GO (05/04/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu na quinta-feira (4) um dia de campo para que os parceiros do projeto Paisagens Rurais conhecessem de perto a aplicação das práticas agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono e os resultados da Assistência Técnica e Gerencial.

O projeto foi lançado na quarta (3) na sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília. É uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pelo Ministério da Agricultura. O Senar, a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e a Embrapa são parceiros e o Banco Mundial é o apoiador.

Antes da saída a campo, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, fez uma apresentação sobre a instituição.

Diretor-geral do Senar, Daniel Carrara

Diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, destaca trabalho do Senar no atendimento ao produtor rural.

“O Senar com esse projeto e com esses parceiros fundamentais está propondo levar essas alternativas a quatro mil propriedades nessa nova fase, para que além deles aplicarem essas tecnologias, ainda sirvam de modelo para os vizinhos e região, demonstrando que é possível fazer”, destacou Carrara.

O grupo, composto por 40 pessoas, visitou o Sindicato Rural de Anápolis e seguiu para o dia de campo no município de Pirenópolis, Goiás, na propriedade do pecuarista Álvaro Dantas, que recebeu assistência técnica do Senar Goiás por meio do projeto ABC Cerrado.

Sindicato Rural de Anápolis.

Visita ao Sindicato Rural de Anápolis.

Ele investiu na recuperação de pastagens com correção e análise do solo e na integração lavoura-pecuária, plantando milho para silagem. Já recuperou 70% de 550 hectares de pastagens.

“Ano passado recuperei 98 hectares de área de pastagens degradadas e a área de silagem faço 40 hectares. Mas, normalmente, por ano recupero em torno de 125 hectares, que é um quarto da minha área útil, que vou recuperando com correção de solo. O suporte da fazenda aumenta quando você melhora os pastos, você fornece mais alimento, é um processo natural,” explicou Dantas.

Produtor Álvaro Dantas

"É difícil você ir a uma fazenda e não ter ninguém que não tenha sido formado ou preparado pelo Senar. A parceria com o Senar é muito importante."

“Foi uma visita fantástica. Isso me mostra muito mais do que os muitos recursos que podemos conseguir, mas como transformar a produtividade. Na fazenda do Álvaro vimos também que ele é um produtor de água e administra sua terra da maneira certa. E com a incorporação do aprendizado do Senar ele é capaz de produzir água e mais carne”, destacou a gerente de Práticas Globais do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Banco Mundial na América Latina, Valerie Hickey.

Gerente de Práticas Globais do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Banco Mundial na América Latina, Valerie Hickey.

Gerente de Práticas Globais do Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Banco Mundial na América Latina, Valerie Hickey.

Para o secretário-adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pedro Neto, a ideia do evento é promover a harmonização metodológica e técnica e mostrar na prática, como a intervenção acontece.

“É importante que a turma que cuida do aspecto corporativo dessas iniciativas, que são parceiras do Ministério da Agricultura e do próprio Senar, esteja certificada e confortável em continuar emprestando energia e recurso para esse tema tão importante para o Brasil e para o mundo.”

Durante a visita, o grupo conheceu os resultados do produtor em uma palestra do técnico de campo do Senar Goiás, André Milhardes. A fazenda, que tem 700 hectares, trabalha com cria, recria e engorda da raça nelore. São 1,2 mil animais que vivem em sistema de rodízio de pastagem e aproximadamente 380 em confinamento.

Técnico de campo do Senar Goiás, André Milhardes

Técnico de campo do Senar Goiás fala dos resultados da implantação da assistência técnica e das tecnologias ABC na propriedade.

“A assistência técnica e gerencial do Senar é fundamental, porque às vezes as políticas públicas são trabalhadas em Brasília, nas capitais, distante do produtor rural e com o trabalho do Senar nós vimos hoje que existe grande capilaridade e contato diretamente com o produtor rural e isso é essencial”, comentou Taiguara Alencar, da GIZ.

“A demanda por assistência técnica no estado é muito grande, um universo de 80 mil produtores que necessitam dessa assistência e o Paisagens Rurais será uma oportunidade de aumentarmos o número de produtores atendidos,” afirmou o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges.

Na avaliação do diretor da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira, é muito importante levar os parceiros para conhecer a realidade da agropecuária brasileira, onde tudo acontece.

“Para os parceiros foi um momento muito rico, a gente mostrar um produtor que vem investindo, que é atendido por outro projeto, o ABC Cerrado, e vem investindo na recuperação das suas áreas degradadas, na proteção das suas reservas, principalmente áreas de leito de rio e topo de morro. Ou seja, é um produtor que vem se conscientizando da importância de produzir e preservar seu principal ativo que são os recursos naturais.”

O Senar inicia a assistência técnica do Projeto Paisagens Rurais em agosto, com as primeiras 1.800 propriedades atendidas, por dois anos, nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal, e dará sequência ao atendimento em fevereiro do próximo ano, com outras 2.200 propriedades assistidas.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Adriano Brito
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas