Logo CNA

Santa Catarina

Painel do Campo Futuro levanta custos de produção de grãos em Campos Novos
Design sem nome 7

O objetivo é analisar as informações obtidas a partir da realidade produtiva apresentada pelos produtores.

15 de junho 2022

Os custos da produção de grãos (milho, soja e trigo) de Campos Novos foram levantados, nesta semana, durante painel virtual em Campos Novos. A iniciativa foi da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e do Sistema Faesc/Senar-SC. O objetivo é analisar as informações obtidas a partir da realidade produtiva apresentada pelos produtores.

Em seu 15º ano de execução, o Campo Futuro é um projeto de gestão de custos e riscos voltado para produtores rurais, com propósito de levantar os custos de produção nas propriedades e utilizar as informações como subsídios para o pleito de políticas públicas em prol da produção de alimentos.

No evento, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, falou sobre os desafios da produção de grãos e enfatizou que o Campo Futuro representa uma excelente oportunidade para calcular os custos de produção e gerar dados seguros das culturas analisadas, o que é essencial para tomada de decisões no campo. “As informações levantadas neste e nos demais painéis contribuem significativamente para planejarmos ações e fortalecer o setor”.

O presidente do Sindicato Rural de Campos Novos, Luiz Sergio Gris Filho, ressaltou a satisfação em participar de um projeto consolidado que tem exercido importante papel na promoção do desenvolvimento da agricultura e pecuária do Estado.

O assessor técnico da CNA, Tiago dos Santos Pereira, destacou que os resultados preliminares do painel apontam que a estiagem foi mais severa que no oeste do Estado e prejudicou a produtividade das lavouras de soja e milho, onde foram obtidas 45 e 100 sacas por hectare em média, respectivamente. “Durante o encontro, os produtores relataram ataque de tripes (pragas) nas culturas de verão, aumentando os gastos com inseticidas em 70% na cultura da soja em comparação com a safra anterior. O trigo apresentou boas produtividades conforme esperado. A média obtida para o cereal foi de 70 sacas por hectare”.

CAMPO FUTURO NO PAÍS

Ao todo, o Campo Futuro será executado em 141 municípios, distribuídos em 21 estados brasileiros. A iniciativa conta com o apoio das Federações de Agricultura e Sindicatos Rurais, além da participação dos produtores rurais locais. Os dados oriundos das 11 atividades agropecuárias pesquisadas contribuirão para a identificação de estratégias de comercialização, formação de custos de produção e avaliação do nível tecnológico das atividades desenvolvidas nas principais regiões produtoras do Brasil.

São parceiros do Sistema CNA/Senar na realização do Projeto Campo Futuro, para diferentes cadeias produtivas, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA), o Pecege (Esalq/USP) e o Labor Rural (Universidade Federal de Viçosa - UFV).