Logo CNA

São Paulo

Oportunidade para crescer e sonhar
JAF BANNER

Programa “Jovem Agricultor do Futuro” em Morro Agudo promove mudanças na vida de adolescentes

5 de janeiro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

“Eu acredito que todos os jovens que tenham a oportunidade devam fazer este curso. Eu mudei muito como pessoa, nos meus relacionamentos em casa e no trabalho. As aulas e atividades práticas me trouxeram uma nova compreensão sobre o mundo”, conta a entusiasmada aluna Mariana Bernardes, 16 anos, que participou do Programa “Jovem Agricultor do Futuro”, promovido pelo Sindicato Rural de Morro Agudo, em parceria com o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Ela integrou a turma de 29 adolescentes que se formaram no final de novembro, em uma cerimônia emocionante, que marcou a concretização de uma etapa importante na vida deles e o início de muitos sonhos. “O curso é algo que vou levar para a vida. Serviu para definir minha vocação pela Agronomia, já que sou apaixonada por natureza, pelo meio ambiente e pela sustentabilidade”, declara a jovem Mariana Messias, 17 anos. São histórias que a coordenadora do SENAR-SP, Lauriane de Castro, coleciona, desde que o módulo se iniciou no SR de Morro Agudo, em 2017. “Desde a primeira turma, passaram pelo curso jovens que estavam totalmente desorientados e desacreditados, que hoje estão trabalhando e têm famílias constituídas”, lembra.

Com uma carga horária de 464 horas e voltado para o público entre 14 e 17 anos, o Programa é ministrado entre abril e novembro, para duas turmas, no contraturno das aulas escolares. A primeira dimensão trabalhada é o “Ser Pessoa”, em que os alunos são desafiados a traçar objetivos e metas pessoais, acreditando em suas possibilidades e potencialidades, avaliando o próprio progresso. Na dimensão profissional, os jovens são levados à elaboração de um projeto, escolhendo um tipo de ocupação rural que tenham interesse em atuar.

Na dimensão da cidadania, eles desenvolvem um projeto de ação comunitária, contribuindo para a melhoria da comunidade em que vivem, por meio de várias oficinas. Para o entendimento do que é ser um profissional da agricultura, eles se debruçam sobre um projeto articulador, que os ensina a planejar, programar e manejar a produção agropecuária e, finalmente, refletem sobre o que é ser um empreendedor rural, elaborando um projeto no qual analisam o mercado e identificam oportunidades de trabalho ou negócios. Sobre o impacto do programa na vida dos jovens do município, Lauriane destaca que “é o único programa da cidade que atende essa faixa etária, com uma formação tão completa”. Além da coordenadora do SENAR-SP, os alunos são acompanhados pelo instrutor técnico, Danilo Silva, e pela instrutora pedagógica, Ana Carolina Salviano.

Diferente de quando o Programa foi lançado, em que a coordenadora percorria as escolas para divulgá-lo, hoje, basta publicar nas redes sociais e jornais da cidade para atrair o público. As turmas de 2022 contaram com 100% dos alunos de escolas públicas, o que mostra a importância do Programa no acesso à qualificação deste público. Graças a uma parceria do SR com a Prefeitura, os alunos recebem uma bolsa de R$ 250 reais / mês durante o programa.

Para os egressos que estão em busca de oportunidades de trabalho, a capacitação abre portas. “Assim que terminei o Programa, já consegui trabalho, pois meu currículo se tornou diferenciado”, comemora Mariana Bernardes, que concluiu o primeiro ano do Ensino Médio.

Já Mariana Messias celebra a conquista da vaga no curso de Elétrica do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a partir de 2023, decorrente de uma mudança de postura, motivada pelo “Jovem Agricultor do Futuro”. A caçula de uma família de seis irmãos conta que não sabia qual caminho tomar, mas que, desde bem pequena, tinha como objetivo auxiliar a mãe, Tânia, deixada pelo marido há alguns anos. “Eu tenho em mente dar um suporte financeiro para minha família. Para isso, concluí que preciso quebrar o ciclo vicioso, já que nenhum dos meus irmãos conseguiu cursar faculdade”, diz a decidida Mariana.

A adolescente que sonha com o curso de Agronomia, com pós-graduação em Meio Ambiente, lembra que o Programa a auxiliou no processo de autoconhecimento e resgate da autoestima. “Quando iniciei as aulas, eu não tinha autoconfiança, mas me mostraram que sou capaz de ser uma boa profissional, agindo de forma correta e ética. O curso abriu para mim uma oportunidade espetacular e vou em busca dos meus sonhos”.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas