Santa Catarina
Oficina Técnica da ATeG Bovinocultura de Corte aborda reprodução bovina em Abdon Batista
Atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca
Por: MB Comunicação
Fonte: Sistema Faesc/Senar
Um dia todo dedicado ao conhecimento e troca de experiências sobre Estação de monta/reprodução bovina. Assim foi a Oficina Técnica promovida na última sexta-feira (12), em Abdon Batista pelo Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina), em parceria com o Sindicato Rural de Campos Novos.
O evento reuniu produtores do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura e Corte. As atividades foram conduzidas pela técnica de campo da ATeG Francieli Piran e a programação incluiu palestra do técnico da ATeG Henrique da Fonseca.
O supervisor técnico Guilherme Romanini de Mello esteve presente e destacou a importância da iniciativa para fortalecer ainda mais as propriedades que fazem parte do programa. O supervisor regional do Senar/SC Jeam Carlos Palavro ressaltou que a iniciativa permitiu aos produtores avaliarem os resultados obtidos da estação de monta 23/24 que ficou em 84% de prenhez, além de avaliar melhorias a serem implementadas na estação que inicia em julho. “Foram discutidas estratégias de melhorias em relação a calendários sanitários (estratégia preventiva, manejos reprodutivos – época da estação de monta e quantidade de dias), suplementação mineral como o uso estratégico e manejo alimentar – uso de Creeping Feeding – visando obter maiores taxas de prenhez, maior produção de bezerros por hectare/ano e, com isso, garantir melhores resultados para o produtor”.
ATEG
A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.
Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.