Santa Catarina
Notícias
Oficina Técnica ATeG Pecuária de Corte aborda estação de monta em Água Doce
Iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce
Por: MB COMUNICAÇÃO
Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR
“Estação de monta/reprodução bovina” foi o tema da Oficina Técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Pecuária de Corte, promovida no último sábado (13), em Água Doce. A iniciativa foi do Sistema Faesc/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de Santa Catarina), em parceria com o Sindicato Rural de Água Doce.
As atividades foram conduzidas pelo técnico de campo ATeG Lucas Verona e contaram com o acompanhamento do supervisor técnico Guilherme Romanini de Mello. Eles destacaram a importância de abordar o tema ao comentar que, para profissionalizar a atividade de cria no gado de corte, é fundamental contar com a estação de monta estruturada.
O supervisor regional do Senar/SC, Jeam Carlos Palavro, ressaltou que a Oficina técnica em Água Doce oportunizou avaliar os resultados obtidos da estação de monta 23/24. “Apresentou os desafios enfrentados pelos produtores neste ciclo produtivo e ainda abordou aspectos relevantes sobre como ATeG vem trabalhando junto aos produtores para que os bons resultados aconteçam. Na manhã de conversa, ainda, foram abordados temas relacionados ao controle de plantas daninhas em pastagens, pela equipe da empresa parceira do projeto”.
O presidente do Sindicato Rural de Água Doce, João Brassanini, também esteve presente e avaliou de forma positiva o evento. Destacou o quanto a ATeG tem sido importante para potencializar a pecuária de corte na região e no estado.
De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Bovinocultura de Corte tem impulsionado o desenvolvimento sustentável e a competitividade da pecuária catarinense. “Com orientação técnica e gerencial qualificada, o programa contribui para a eficiência, a lucratividade e a sustentabilidade dos negócios do campo”.
ATEG
A ATeG é um serviço gratuito oferecido aos produtores rurais pelo Senar/SC. Seu foco é a geração de renda, melhoria da produção e da gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses, tempo mínimo necessário para avaliar os resultados da aplicação da metodologia.
O programa contribui para a evolução socioeconômica dos produtores, das famílias e da comunidade rural, além de promover a disseminação de tecnologias e práticas gerenciais para a produção de alimentos com respeito ao meio ambiente.
Santa Catarina atende 11 cadeias produtivas no Programa ATeG: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; ovinocultura de corte; piscicultura e turismo rural. A iniciativa tem como coordenadora estadual a profissional do Senar/SC Paula Coimbra Nunes e conta com o acompanhamento do superintendente Gilmar Antônio Zanluchi.
Foto 15 – Organizadores e participantes da Oficina Técnica.