Logo CNA

Alagoas

“O agronegócio é importante para o país e precisa ser ampliado”, afirma novo secretário de Agricultura de Alagoas
Marcio ferreira 20190312 1715898755

13 de março 2019

Por: Álvaro Müller - Ascom/Senar Alagoas

Foto: Márcio Ferreira/Agência Alagoas

Fortalecer o agronegócio e a agricultura familiar. Este foi o tom do discurso do novo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Ronaldo Lessa. O ex-governador e ex-deputado federal tomou posse como gestor da Seagri na manhã dessa terça-feira, 12, em solenidade no Palácio de Governo, em Maceió.

“O agronegócio é importante para o país e precisa ser ampliado. O Governo do Estado já iniciou esse processo e nós temos que intensificar, inclusive, em regiões como a do Canal do Sertão. Da mesma forma, também apoiaremos a agricultura familiar, as cooperativas, pois é outra cadeia produtiva muito importante, que além de gerar riquezas, distribui renda. E o Governo também é para isso, para trabalhar a igualdade social”, afirmou Lessa.

Segundo o novo secretário da Agricultura, o Governo de Alagoas pretende intensificar os investimentos em inovação para o setor. “Vamos ampliar com energia renovável, limpa, eólica, solar, para que a gente baixe os custos e possa produzir mais”, ressaltou Ronaldo.

O governador do Estado, Renan Filho, garantiu que uma das medidas para incentivar a produtividade no campo será a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na energia elétrica utilizada para a atividade de irrigação. Renan aposta na capacidade de interlocução e experiência do secretário Ronaldo Lessa para fortalecer o trabalho do Governo e garantir o aumento da produção do agronegócio.

“Os incentivos do governo vêm crescendo ao longo dos últimos anos. Nós desoneramos a cadeia produtiva do leite, da carne, do milho, criamos ambiência para o agronegócio avançar e seguiremos com esse trabalho. Por outro lado, também vamos garantir o fortalecimento da produção da agricultura familiar, para descentralizar a geração de emprego e renda, e dar oportunidade àqueles que mais precisam”, comentou o governador.

Apoio da Faeal

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas – Faeal –, Álvaro Almeida, prestigiou a posse do novo secretário. “Com a experiência do Ronaldo Lessa, temos a certeza de que a agricultura estará bem servida. A Faeal permanecerá à disposição do secretário, se assim ele desejar, para continuar a parceria e colaborar com tudo o que for necessário para o desenvolvimento do agronegócio alagoano”, afirmou Almeida.

Matérias Relacionadas