Logo CNA

Paraná

Novo site do Sistema FAEP/SENAR-PR traz uma série de novidades e informações
Site 220208 160723

Portal permite adaptação a dispositivos de diferentes tamanhos, maior organização em suas categorias e ferramentas de acessibilidade, entre outras modernidades

9 de fevereiro 2022

O Sistema FAEP/SENAR-PR lançou, em janeiro deste ano, um novo portal. A nova ferramenta conta com novidades como a adaptação do seu conteúdo a dispositivos de diferentes tamanhos (como smartphones, tablets e computadores), ferramentas de acessibilidade e maior organização de categorias para facilitar a navegação. A proposta é colocar em prática melhoria contínua com base em feedback de usuários e produtores rurais.

A nova página da entidade é uma resposta aos próprios produtores rurais, que demandaram melhorias no site no decorrer do Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS). “Nossa comunicação com os produtores rurais é de suma importância. Tanto que ao longo dos anos temos investido para aprimorar constantemente nossos canais de diálogo. O novo portal está dentro desse modelo de trabalho, que prioriza a agilidade na troca de informações com cada elo do nosso sistema de representatividade sindical”, aponta o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

A gerente do Departamento de Tecnologia de Informação (TI) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ieda Donada, explica que todo o desenvolvimento do novo portal envolveu as tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado, em um amplo trabalho de convergência dos diversos setores que integram o sistema sindical, passando pelos produtores rurais, sindicatos rurais e os colaboradores da entidade. “Nós partimos do princípio de que é preciso proporcionar aos usuários do site um ambiente que faça a diferença na propagação de informações e prestação de serviços. Investimos nosso esforço para chegar a soluções que agreguem na usabilidade e na agilidade na hora de encontrar as informações necessárias”, destaca.

O fato de diferentes gerações usarem o site foi uma das preocupações da equipe de desenvolvimento. O trabalho procurou conciliar os diferentes modos de se relacionar com a tecnologia destes usuários, independentemente da idade, escolaridade e da intimidade que esse público tem com os meios digitais. “Até um tempo atrás, as diferenças culturais de uma geração para a outra eram muito pequenas. Atualmente, há alterações consideráveis em como se enxerga e se vive a vida com o passar de poucos anos e nossa ideia foi facilitar ao máximo a navegação. A simplificação é boa para todo mundo, tudo converge para ficar mais amigável”, aponta a consultora Ana Paiva, uma das profissionais que participou do desenvolvimento do site.

“Tivemos o cuidado de implementar ferramentas de acessibilidade, que vão facilitar a vida de usuários com deficiência auditiva, além de termos o recurso de leitura do texto possibilitando ao usuário fazer outras tarefas enquanto ouve os posts. Também vamos manter a atualização constante do portal e lançar novas funcionalidades constantemente para que a ferramenta esteja sempre com novidades para os usuários”, reforça Renato Probst, outro profissional envolvido em colocar o novo portal no ar.

Histórico

A gerente de TI do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ieda Donada, acompanha a evolução digital da organização desde o fim dos anos 1990. O primeiro site da entidade foi colocado no ar nos primórdios da internet aberta ao público geral, em 1999. De lá até 2022 já foram diversas versões, com a última mudança total no aspecto visual em 2012.

Naquela época, houve a integração das páginas da FAEP e o SENAR-PR, que até então eram separadas. Apesar de a última elaboração de um site inteiramente novo ter ocorrido há 10 anos, neste período o portal passou constantemente por atualizações e melhorias. “Nós fizemos inúmeras modificações para manter o site no ar e levando informações ao campo paranaense. Ao longo do tempo, tivemos o desenvolvimento de páginas específicas para programas da casa, processo que foi revisto agora na formulação do novo portal, integrado, mais moderno e organizado”, lembra Ieda.

Nos últimos anos, uma série de inovações têm sido promovidas no universo digital do Sistema FAEP/SENAR-PR. Ferramentas como a previsão do tempo gratuita para os próximos 30 dias e a disponibilização de cotações de diversos produtos agrícolas nos mercados futuro e físico passaram por reformulações que tornaram os serviços mais ágeis e dinâmicos.

Novos serviços também no aplicativo

O aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR, lançado em setembro de 2019, também traz os serviços disponíveis no site. Os produtores rurais e o público em geral podem, no celular, acessar a previsão do tempo, cotações, cursos do SENAR-PR, informações, dados e notícias do agronegócio, entre outras funções. Tudo de forma gratuita. Desde o seu lançamento, o aplicativo já ganhou novas versões, sempre procurando facilitar e otimizar a navegação. No menu principal, o usuário pode personalizar a ferramenta a partir da seleção das categorias favoritas (“Cursos SENAR-PR”, “Sindicatos Rurais”, “Boletim Informativo”, “Previsão do tempo”, “Cotações”, entre outras), facilitando a navegação por conteúdos que acompanha com mais frequência.

Na categoria do Boletim Informativo existe uma ferramenta de pesquisa para otimizar a busca por matérias publicadas. Basta incluir uma palavra-chave na busca e encontrar todas as edições da revista nas quais aparecem conteúdos sobre o tema. “O aplicativo tem sido um dos destaques entre produtores rurais do Paraná e até mesmo de outros Estados do Brasil”, ressalta Ieda Donada, gerente do Deti do Sistema FAEP/SENAR-PR.

O aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR está disponível para smartphones com sistema Android e iOS. Para ter o aplicativo no celular, basta acessar as lojas Apple Store ou Play Store ou a página app.sistemafaep.org.br e realizar o download. O acesso às informações é gratuito e sem necessidade de assinatura.

Matérias Relacionadas