Logo CNA

Santa Catarina

Nova turma da ATeG Pecuária de Corte inicia em Rio do Sul
CNA IMAGEM PRINCIPAL2

Nos últimos anos, a pecuária de corte em Rio do Sul tem apresentado avanços significativos

19 de outubro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Nos últimos anos a pecuária de corte em Rio do Sul tem apresentado avanços significativos. Um dos fatores que contribuem para esse crescimento é o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc), realizado em parceria com o Sindicato Rural do município e região.

Para fortalecer ainda mais o setor ocorreu recentemente uma mobilização e sensibilização para um novo grupo da ATeG Bovinocultura de Corte, com a presença de 28 produtores. O evento foi conduzido pelo presidente do Sindicato Rural, Ereno Marchi, pelo supervisor técnico da ATeG, Gerson Cunha , juntamente com o técnico de campo Gabriel Wiggers Kauling , e pelo supervisor regional do Senar/SC, Ricardo Costa.

O presidente do Sindicato Rural realçou a importância da ATeG ao mencionar que os produtores rurais já atendidos registraram aumentos de produtividade e de renda, além de melhorias expressivas na gestão da propriedade rural.

De acordo com Ricardo Costa, a pecuária de corte do município e região possui excelente potencial de desenvolvimento. “Com os investimentos em assistência técnica e gerencial, os produtores são beneficiados com aumento da produtividade e da rentabilidade; redução de custos; eficiência na gestão da propriedade e acesso às novas tecnologias e práticas de manejo”.

O programa oferece assistência técnica na área de nutrição, sanidade e reprodução animal, pastagens, gestão da propriedade rural, entre outros.

PROGRAMA ATEG PECUÁRIA DE CORTE

O Senar/SC iniciou o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) com foco para a Bovinocultura de Corte em 2016. Desde então, atendeu mais de 3.000 produtores na área de pecuária de corte em 197 municípios catarinenses. Atualmente, 56 grupos com 1.680 produtores participam do programa no Estado.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , Santa Catarina é reconhecida internacionalmente pela elevada qualidade na produção de proteína animal. O dirigente lembra que o Estado é declarado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como área livre de febre aftosa sem vacinação, o que é fundamental para acessar grandes mercados de exportação. “A intenção, com a ATeG Bovinocultura de Corte, é alavancar a produção de carne bovina, aumentando e tornando o Estado autossuficiente e qualificado para a exportação”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi , ressaltou que os principais resultados alcançados com a ATeG Bovinocultura de Corte são a implantação de sistemas de gestão nas propriedades; recuperação de pastagens degradadas e manejo de pastagens e implantação de sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta, aumento da produção com o incremento da renda líquida e as melhorias na nutrição e no padrão racial dos bovinos de corte. Além disso, o programa atua com o protocolo de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), com SC vem conquistando grandes avanços.

De acordo com a coordenadora estadual da ATeG, Paula Coimbra Nunes , o programa atende produtores em parceria com os Sindicatos Rurais de forma gratuita. Ela explicou que as atividades contemplam visita mensal de técnicos da ATeG pelo período de quatro anos. As visitas têm foco na transmissão de conhecimentos relacionados à gestão das empresas rurais e técnicas de manejo voltadas às atividades pecuárias. Todo o trabalho é acompanhado pelos supervisores técnicos.

As atividades são organizadas com grupos de 25 a 30 produtores de acordo com a cadeia produtiva. Quem tiver interesse em participar pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região.

Matérias Relacionadas