ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Nova cadeia produtiva aumenta procura por qualificação em Sorriso
SR de Sorriso

A região está mais focada na cadeia produtiva da soja, milho e algodão, mas ultimamente a demanda pela pecuária é grande

11 de setembro 2020
Por Senar

A instalação de usinas de etanol ao longo da BR-163 trouxe uma nova oportunidade de investimento ao produtor rural do médio norte: a pecuária. A demanda refletiu no trabalho realizado pelo Sindicato Rural de Sorriso em 2019 que rendeu mais um Prêmio de Mobilização Sindical pela Regional. Esta é a quarta vez que o Sindicato Rural de Sorriso conquista este prêmio.

"A região está mais focada na cadeia produtiva da soja, milho e algodão, mas ultimamente a demanda pela pecuária é grande", afirmou o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Tiago Stefanelo.

De acordo com a supervisora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) na Regional de Sorriso, Maiara Bogo, os produtores pretendem aproveitar ainda mais a nova atividade. "Tivemos um avanço de usinas de etanol e elas liberam resíduos. O foco é aproveitar o resíduo por meio da pecuária".

Reconhecimento -  Os treinamentos no município estiveram suspensos devido a pandemia da Covid-19, mas já estão sendo retomados com as devidas medidas de segurança sanitária. Há 7 anos atuando como mobilizadora, Rosângela Dias, considera o Prêmio como reconhecimento pelos desafios diários. "Apesar das dificuldades é gratificante quando alcançamos bons resultados. A cada nova turma é uma nova história, são pessoas diferentes e aprendemos cada vez mais".

O município também conta com o Centro de Treinamento (CT) para os cursos que dependem de maquinários. A instalação também contribui para a qualificação de produtores e trabalhadores rurais locais.

Premiação -  O Prêmio de Mobilização Sindical é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem de Mato Grosso (Senar-MT) desde 2016. A última edição foi transmitida no dia 26 de agosto, via videoconferência, por conta da pandemia de Covid-19.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores:

CATEGORIA ESTADUAL

Regional Campo Novo do Parecis -  vencedor Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis


CATEGORIA EVOLUÇÃO

Regional Rondonópolis -  vencedor Sindicato Rural de Jaciara


CATEGORIA REGIONAL

Regional Barra do Garças -  vencedor Sindicato Rural de Primavera do Leste

Regional Campo Novo do Parecis -  vencedor Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis

Regional Colíder -  vencedor Sindicato Rural de Colíder

Regional Confresa -  vencedor Sindicato Rural de São Félix do Araguaia

Regional Cuiabá -  vencedor Sindicato Rural de Campo Verde

Regional Guarantã do Norte -  vencedor Sindicato Rural de Alta Floresta

Regional Juína -  vencedor Sindicato Rural de Aripuanã

Regional Querência -  vencedor Sindicato Rural de Água Boa

Regional Rondonópolis -  vencedor Sindicato Rural de Rondonópolis

Regional São José dos Quatro Marcos -  vencedor Sindicato Rural de São José dos Quatro Marcos

Regional Sorriso -  vencedor Sindicato Rural de Sorriso