Logo CNA

Mato Grosso

Normas Regulamentadoras são temas de treinamentos em Santa Cruz do Xingu
08 23 ago N Rs Santa Cruz do Xingu 22

A mesma turma de trabalhadores concluiu três capacitações de NRs

4 de setembro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

Cursos de Normas Regulamentadoras são obrigatórios para exercer determinadas atividades no campo e moradores de Santa Cruz do Xingu encerraram o mês de agosto com as devidas certificações. A mesma turma de trabalhadores concluiu os treinamentos de NR 31.7 – aplicação de agrotóxico, NR 33 – espaço confinado e NR 35 – trabalho em altura.

As capacitações foram ofertadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural do município para colaboradores do Grupo Shlatter. Segundo o técnico em segurança no trabalho e instrutor credenciado ao Senar-MT, Rudinei de Moura, os treinamentos trouxeram muitas partes práticas e capacitaram para momentos de necessidade. “Ensinamos querendo que não precise, mas se precisar tem que estar preparado para agir”, destacou.

O trabalhador Matheus de Carvalho acredita que a capacitação seja essencial para a sua atividade na fazenda. “Pra gente que trabalha nos secadores e com altura, é um curso muito importante porque salva vidas e resgata pessoas em situação de risco”, afirma.

De Irecê (BA), Noé Moreira dos Santos é trabalhador no município. De acordo com ele, é um conhecimento para o futuro. “O curso apresenta vários conteúdos importantes. É um conhecimento que vou utilizar mais pra frente”, afirma.

Cursos têm parte teórica e prática

Para o participante Flávio Alves, esse curso ajudará na rotina da fazenda. “É um curso bastante voltado para a nossa área, é o que a gente precisa no nosso dia a dia. Pretendo aproveitar o que aprendi para aplicar na empresa”.

Os cursos de Normas Regulamentadoras ensinam sobre os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalhador em determinadas situações, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores.

Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende o seu município. No site do Sistema Famato tem o contato dos 94 Sindicatos Rurais. Acesse clicando a seguir: Encontre o seu Sindicato Rural.

Matérias Relacionadas