Logo CNA

Sergipe

Mulheres se destacam na qualificação em máquinas agrícolas com a formação do Senar Sergipe
Whats App Image 2024 03 21 at 11 49 25

Curso de Introdução à Operação Básica de Trator Agrícola aconteceu no povoado Colônia Treze, em Lagarto (SE)

26 de março 2024

Por: Ascom Faese Senar

Fonte: Ascom Faese Senar

As mulheres estão se destacando na operação de máquinas agrícolas, elas enfrentam desafios e lideram avanços tecnológicos no setor, o que foi comprovado com a participação de algumas delas no curso de Formação Profissional Rural realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Sergipe), de 18 a 22 de março.

O curso de Introdução à Operação Básica de Trator Agrícola aconteceu no povoado Colônia Treze, em Lagarto, contou com a participação de 20 alunos, sendo seis mulheres produtoras rurais da Associação de Desenvolvimento Agropecuário do Povoado Juerana, que recebeu um trator através de emenda parlamentar do Senador Alessandro Vieira e com a mobilização da Secretaria Especial de Mulheres de Sergipe, o curso do Senar chegou ao povoado. Agora, essas mulheres estão capacitadas para operar o trator nos trabalhos das roças da comunidade.

Ana Maria Santos, instrutora do Senar Sergipe, ressalta a importância desse curso para a comunidade rural: "O curso traz autonomia para a comunidade, capacitando os participantes para trabalhar com o maquinário agrícola de forma eficiente, prolongando a vida útil dos equipamentos e aumentando a produtividade no campo."

Entre os alunos, destacam-se mulheres que não só participaram ativamente do curso, mas também demonstraram um comprometimento em adquirir novas habilidades e conhecimentos.

Entre elas Ângela Maria, Maria Edvania e Elisiane Santos, produtoras e agricultoras que viram no curso uma oportunidade não apenas de aprender, mas de se tornarem agentes de mudança.

Ângela Maria, produz laranja, milho, coentro, cebolinha, banana e outras culturas em sua propriedade. Ela expressa gratidão pelo aprendizado oferecido pelo Senar: "A sensação é de gratidão e de um passo muito grande. Queremos que o Senar venha sempre conosco, com mais tecnologias para o campo e conhecimento."

Maria Edvania ficou emocionada ao operar um trator agrícola pela primeira vez: "Esse curso resgata o interesse da mulher em ser produtiva. Nós queremos ajudar o cultivo da terra e enfrentar novos desafios."

O curso de Introdução à Operação Básica de Trator Agrícola aconteceu no povoado Colônia Treze, em Lagarto

Elisiane Santos enfatiza a importância da capacitação para operar os equipamentos agrícolas com segurança: "Com a aquisição do trator, que chega para associação, é preciso pessoas capacitadas para manusear. Só temos a agradecer ao Senar por nos preparar para isso."

Os depoimentos ressaltam não só a importância da qualificação de mão de obra no campo, especialmente na área de máquinas agrícolas, mas também a capacidade das mulheres em ocupar esse setor com competência e protagonismo. Com o apoio do Senar Sergipe, elas estão se tornando líderes na modernização e eficiência da agricultura na região.


Matérias Relacionadas