ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Paraná

Mulheres são maioria em encontro regional de líderes em Pitanga
Encontro lideres Pitanga

Público feminino representou 70% dos participantes no evento voltado ao fomento de novas lideranças do agro

19 de junho 2024

Por: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR

Fonte: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR

Mais uma vez, as mulheres do agronegócio mostraram sua força no 4º Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR , realizado nesta quarta-feira (12), em Pitanga, na região Centro-Sul do Estado. Dos 259 participantes que compareceram ao Centro de Eventos Araucária, pertencente ao Sindicato Rural de Pitanga, 70% eram do sexo feminino.

Confira as fotos do evento no Flickr

O evento reuniu produtores e produtoras de 25 municípios, dispostos a celebrar a união do setor agropecuário e a discutir novas formas de fortalecer a liderança no meio rural. Algumas caravanas saíram cedo de suas cidades de origem, confirmando a importância da iniciativa.

Nesta quarta edição, o evento itinerante já foi realizado em Ribeirão Claro , Londrina , Maringá e Cianorte . Na sequência, o encontro segue para Guarapuava, Medianeira, Pato Branco, Teixeira Soares, Castro e Rio Negro. O objetivo é levar para todas as regiões do Estado a reflexão sobre liderança e associativismo.

A programação, concebida especialmente para esses encontros, inclui dinâmicas, relatos de lideranças do agro e uma palestra com Filipe Masetti, conhecido internacionalmente como “Cavaleiro das Américas” .

O presidente do Sindicato Rural de Pitanga, Anselmo Coutinho Machado

O presidente do Sindicato Rural de Pitanga, Anselmo Coutinho Machado, abriu a programação do evento destacando a importância de formar novas lideranças no meio rural. “Esse projeto foi desenvolvido para engrossar as fileiras do sindicalismo. Os sindicatos rurais precisam de novas lideranças, precisam ser oxigenados. Nossa representatividade precisa estar sempre atualizada”, refletiu.

Representando o Núcleo dos Sindicatos Rurais do Vale do Ivaí, o tesoureiro do Sindicato Rural de Pitanga, Luiz Carlos Zampier, falou sobre a importância da organização das entidades ligadas ao agronegócio para defender os interesses da categoria.

O tesoureiro do Sindicato Rural de Pitanga, Luiz Carlos Zampier, representando o Núcleo dos Sindicatos Rurais do Vale do Ivaí

"Já tivemos muitas questões importantes que a Faep liderou e estamos fortes. Podemos lembrar da proibição dos transgênicos, da aprovação do Código Florestal, mais recentemente a tentativa do governo estadual de taxar o agro e, por último, a chamada ‘MP do fim do mundo’, proposta pelo governo federal, que graças à pressão do setor, foi retirada. Só na soja isso ia custar R$ 8 por saca para o produtor rural. Por isso, a Faep nos representa tão bem, e é por isso devemos dar nossa contribuição”, disse.

O diretor secretário do Sistema Faep/Senar-PR, Livaldo Gemin

Em sua fala, o diretor secretário do Sistema Faep/Senar-PR, Livaldo Gemin, ressaltou a importância do fomento às novas lideranças do agro paranaense. “Nessa missão de representatividade e renovação que trilhamos nesses anos de atuação, temos que contar com a juventude”, apontou.

O diretor financeiro do Sistema Faep/Senar-PR, Paulo Buso

O diretor financeiro do Sistema Faep/Senar-PR, Paulo Buso, destacou a necessidade de o setor agropecuário unir forças para atravessar turbulências políticas e econômicas. “Nos encontros [de líderes] dos anos anteriores, tivemos a participação de 135 sindicatos rurais. Se estivermos juntos, teremos as forças necessárias para enfrentar as dificuldades que vêm por aí”, afirmou.

O vice-presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Eduardo Meneguette

Também o vice-presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Eduardo Meneguette, tratou da importância de uma base sindical forte para defender os interesses da classe rural. “É no sindicato que conseguiremos defender nossos interesses como produtores rurais. Unidos somos pujantes, capazes de desenvolver o agronegócio cada vez mais. A Faep é forte graças aos sindicatos e aos produtores”, declarou na abertura do evento.

Sindicato no tabuleiro

Um dos pontos altos da programação do 4º Encontro Regional de Líderes Rurais consiste em uma dinâmica, semelhante a um jogo de tabuleiro, no qual cada uma das mesas deve representar um sindicato rural. Conduzida pelo consultor do Sistema Faep/Senar-PR Claudinei Alves, a proposta é que cada participante entenda de forma mais profunda a importância das entidades representativas e seu papel para construir um cenário mais favorável ao desenvolvimento rural. “O sindicato é a representação da força política do produtor rural”, definiu Alves.

Cavaleiro das Américas

A palestra principal do evento ficou por conta de Filipe Masetti, conhecido como “Cavaleiro das Américas” pelo feito inédito de ter atravessado os três continentes americanos (do Norte, Central e do Sul) a cavalo. A jornada começou no Canadá e seguiu até Barretos, em São Paulo. Em outra empreitada, Masetti saiu de Barretos em direção a Ushuaia, na Patagônia argentina. Em sua terceira jornada, o cavaleiro veio do Alasca, nos Estados Unidos, até Calgary, no Canadá. Com esse feito, Masetti foi considerado a pessoa mais jovem do mundo a percorrer mais de 23 mil quilômetros a cavalo.

Segundo o palestrante, três palavras mudaram seu destino no início do planejamento da sua jornada: foco, força e fé. “Eu não tinha cavalo, não tinha conhecimento, eu só tinha um sonho”.

O palestrante Filipe Masetti, conhecido como "Cavaleiro das Américas"

Sindicato Protagonista

Uma das iniciativas do Sistema Faep/Senar-PR para tornar os sindicatos rurais ainda mais atuantes e representativos, o Projeto Sindicato Protagonista envolve um conjunto de ações para que as entidades sindicais aprimorem sua atuação . Ao aderir à proposta, os sindicatos se comprometem a buscar metas de desempenho. Para isso, cada entidade desenvolve um planejamento estratégico, com apoio de um consultor, que deve ser executado ao longo de 12 meses. Só podem participar desse projeto os sindicatos rurais que possuem comissão local de mulheres instalada e atuante.

Na ocasião, a coordenadora regional da Comissão Estadual de Mulheres da Faep (CEMF) Lígia Perri convocou os representantes do Sindicato Rural de Campina da Lagoa para aderir ao projeto, o presidente da entidade, Leonardo Czuczman e a coordenadora da comissão local de mulheres Greici Bergamini.

A coordenadora regional da CEMF Lígia Perri

“Esse espaço traz todos esses produtores da região para se aprimorarem. Quero pedir a cada presidente e a cada diretor de sindicato que valorizem e incentivem as comissões de mulheres”, convocou o dirigente de Campina da Lagoa.

Também aderiram ao projeto Sindicato Protagonista os sindicatos rurais de Cândido de Abreu, Goioerê, Ivaiporã, Juranda e Pitanga.

Veja as datas dos próximos encontros:

  • 13/06: Guarapuava

  • 18/06: Medianeira

  • 19/06: Pato Branco

  • 25/06: Teixeira Soares

  • 26/06: Castro

  • 27/06: Rio Negro

Matérias Relacionadas