Logo CNA

Sergipe

Mulheres do agronegócio recebem qualificação nas diversas temáticas pelo Senar  
Whats App Image 2023 03 31 at 16 17 30

Em todo o mês de março, cerca de 300 mulheres participaram das ações do Sistema Faese/Senar

31 de março 2023

Em todo o mês de março, cerca de 300 mulheres participaram das ações do Sistema Faese/Senar, durante uma programação voltada para o público feminino que trabalha no campo, além de fomentar o empreendedorismo feminino no agronegócio, o mês finalizou nesta sexta-feira (31) com o treinamento de instrutores e técnicos de campo sobre prevenção e enfretamento à violação dos direitos da mulher, sendo assim multiplicadores do conhecimento para as mulheres no campo, este em parceria com Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de estabelecimentos rurais administrados por mulheres teve um aumento de 38% num período de 12 anos, entre 1998 e 2020.

“Entendemos que as mulheres ocupam cada vez mais os espaços e no campo não é diferente, elas estão em todas as áreas do agronegócio, seja em funções administrativas, técnicas ou que exijam força e levar conhecimento e informação ao maior número delas está entre as metas do Sistema Faese/Senar”, reforça o presidente Ivan Sobral.

Whats App Image 2023 03 31 at 16 17 31 1

Mais de 40% do público alcançado pelo Senar Sergipe em 2022, foi de mulheres que empreendem no campo, em 2023, o objetivo é aumentar esse dado. Mulheres como Luciene dos Santos de Itaporanga D’ajuda, que está entre as 93 assistidas pelo Produzir + Senar que perdeu o marido, mas não desistiu da atividade e tem o filho como principal motivação para continuar, o Senar chegou na vida dela no momento que mais precisava, no fim do ano passado e neste mês chegou a ser premiada pelo Banco do Nordeste.

Já no curso de Empreendedorismo Feminino, em Nossa Senhora da Glória, durante a visita à queijaria Fazenda Nova, conhecemos a história de Jaqueline Oliveira, que depois do divórcio decidiu realizar o sonho de cursar medicina veterinária. “Aos 50 anos, quando me vi sem marido, sem estudo e sem emprego, logo vi que o estudo seria minha saída e foi aí que o Senar chegou e não quero mais parar de fazer os cursos”, refletiu a estudante.

A programação foi fruto de parcerias, entre elas o Banco do Nordeste, com a palestra sobre O protagonismo feminino no agronegócio e sua relevância para a produção rural em Graccho Cardoso, Manejo de Ordenha e Operação de Ordenhadeira Mecânica em Porto da Folha e Produção de Queijos Artesanais, em Gararu.

Em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, foi realizada a Palestra sobre Segurança e Saúde da Mulher, em Indiaroba e também o treinamento de instrutores e técnicos de campo sobre prevenção e enfretamento à violação dos direitos da mulher, em Aracaju.

Whats App Image 2023 03 31 at 16 17 45

Cursos de Empreendedorismo feminino no agronegócio, em Tobias Barreto e também on-line, seguido de visita à queijaria em Nossa Senhora da Glória. Além das ações do Senar Saúde, com exames preventivos no município de Propriá, Associativismo e Cooperativismo, em Itaporanga D’ajuda. Em Propriá foram mobilizadas turmas só de mulheres para os cursos de Formação Profissional Rural de Introdução a operação de máquinas agrícolas, Boas práticas na fabricação de alimentos e Piscicultura básica.

Matérias Relacionadas