Logo CNA

Mulheres descobrem dicas valiosas sobre higiene do lar
Senarminas 0 987969002015150608951

Em Minas Gerais, esposas e filhas de trabalhadores e produtores participaram do curso de Saneamento Básico no Meio Rural Higiene do Lar

27 de julho 2017
Por Senar

Esposas e filhas de trabalhadores e produtores rurais, entre 21 e 60 anos, receberam orientações sobre como realizar a higiene do lar rural utilizando procedimentos apropriados que asseguram a saúde, segurança, economia do tempo e água, além da utilização correta dos produtos de limpeza e a conservação dos móveis e utensílios domésticos. Elas participaram do curso de “Saneamento Básico no Meio Rural – Higiene do Lar”, realizado no Centro Comunitário de Felixlândia, promovido pelo Sindicato Rural de Felixlândia em convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG).

De acordo com dados do IBGE, em geral, os serviços de saneamento prestados a uma grande parcela da população apresentam elevado déficit de cobertura. Segundo a instrutora do curso, Poliany Aparecida Guimarães, informações básicas sobre o uso adequado dos produtos de limpeza podem evitar a intoxicação e danos nos equipamentos e superfícies a serem limpas. “Faz toda a diferença conhecer os produtos a partir da leitura do rótulo e identificação de sua utilização, os procedimentos de limpeza do entorno da casa e na parte interna (teto, parede, janelas e portas, móveis e revestimento do chão), higienização do banheiro, móveis e utensílios de cozinha, cuidados com as roupas ao lavar, secar, passar e armazenar”, enumera.

Dentre os erros mais comuns encontrados no meio rural relacionados ao saneamento básico está a utilização de produtos caros sem necessidade e, até mesmo, o uso excessivo de água ou produtos químicos. Na maioria dos casos, segundo a instrutora, a preocupação está em retirar a sujidade, não dando atenção à contaminação de microorganismos. “Não fazer a higienização ou desinfecção adequada e realizar o descarte inadequado do lixo são exemplos mais comuns”, explica.

Viviane Ferreira Andrade descobriu no curso que não fazia todo o serviço da casa da maneira correta. “A economia da água e dos produtos foi meu maior aprendizado”, comemorou a aluna.

Alunas aprovam o curso

“Aprendemos a usar os produtos de maneira a pensar no meio ambiente e no nosso bem estar. Às vezes achamos que estamos limpando mas, na verdade, estamos causando mais mal à natureza ou à saúde”, opina Ivone Alves Pereira.

“Foi um ótimo aprendizado. Vou compartilhar com outras pessoas tudo que foi ensinado para que não cometam os mesmos erros”, elogiou Daniela da Silva Marques.

“O curso foi muito proveitoso e a instrutora é muito dedicada e exigente; minha casa ficou ‘um brinco’. Também achei muito interessante a limpeza das panelas com sabonete lux”, diz Marina Gomes Magalhães.

Dicas básicas de higiene do lar

- O uso de sabão em pó na limpeza de pisos e azulejos tira o brilho destas superfícies;

- A água sanitária pura não mata microorganismos, deve ser utilizada na proporção de 10ml por litro de água. E a água sanitária correta para o uso é a que tem teor de cloro ativo de 2,0 a 2,5% e, também, ser própria para a desinfecção de frutas, verduras e legumes;

- O uso de bicarbonato de sódio e vinagre de álcool são dicas baratas e eficazes na limpeza de diversos utensílios, móveis e superfícies;

- Caso o cabo do rodo ou vassoura estiver curto, prolongar com um pedaço de cano PVC para evitar que a coluna de quem for realizar o procedimento fique curvada;

- O detergente a ser utilizado deve ser neutro para que não manche ou estrague superfícies;

- Reaproveitar a água de enxágue das roupas para limpar a casa (inclusive o amaciante) dá brilho na cerâmica.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MG
www.sistemafaemg.org.br