Logo CNA

Mato Grosso

Mulheres de Paranaíta aprendem a operar tratores agrícolas
03 09 mar operacao de maquinas mulheres paranaita 15

O curso, ofertado pelo Senar-MT, foi realizado como comemoração ao Mês da Mulher

23 de março 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Em uma turma exclusiva para o público feminino, quinze mulheres de Paranaíta aprenderam a operar e realizar a manutenção em tratores agrícolas. O curso, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural, foi concluído no início de março e fez parte da programação especial do Dia da Mulher.

Para o instrutor credenciado ao Senar-MT, Clever Eugênio, dividir a experiência entre mulheres aumentou a interação entre as participantes. “Às vezes em uma turma mista, as mulheres têm receio de comentar, perguntar e interagir, ainda mais em um treinamento que é majoritariamente realizado por homens. Sendo uma turma só de mulheres, elas têm mais liberdade para participar”, destaca.

Luana Wirth foi uma das concluintes. A ideia, a partir de agora, é aperfeiçoar o conhecimento. “O curso foi fantástico e pretendo continuar estudando para, quem sabe, conseguir um trabalho nessa área né”, afirmou.

Para Marisa Campos, o curso foi uma possibilidade de ofertar mais espaço para a mulher no campo. “Ainda existem alguns preconceitos com a mulher ocupando certos cargos e funções, mas com esse conhecimento vamos ampliar nossa atuação e conseguir mais espaço em profissões que não são tão comuns para nós”, explica.

Graças aos recursos dos produtores rurais, os cursos são ofertados sem custos aos participantes. Os interessados devem procurar o Sindicato Rural que atende a sua localidade para verificar as turmas e datas disponíveis na região. Segundo o gerente e mobilizador do Sindicato Rural de Paranaíta, Robson Martins, o objetivo é atender a todos que precisarem de capacitação. “O Sindicato está aqui de portas abertas para todo mundo”.

Selo

Matérias Relacionadas