Logo CNA

Mato Grosso

Mulheres aprendem a operar colheitadeira de grãos em turma especial
Whats App Image 2022 03 08 at 09 51 29

O Sindicato Rural de Ipiranga do Norte, em parceria com o Senar-MT, organizou uma turma especial para mulheres com o intuito de ensiná-las a operar colheitadeiras de grãos

8 de março 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Produtoras rurais e trabalhadoras do município de Ipiranga do Norte iniciaram o mês de março com um novo conhecimento. Elas aprenderam a operar colheitadeira de grãos, em uma turma especial para mulheres. O curso foi realizado pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural com a ideia de fortalecer o público feminino no setor agropecuário.

Imagem

De acordo com o presidente do Sindicato, Loinir Gatto, o avanço da tecnologia permitiu às mulheres desempenharem papeis antes conhecidos exclusivamente como masculinos. “A participação feminina é importante e necessária. Hoje as colheitadeiras são mais modernas, não exigem tanto esforço físico permitindo que as mulheres aprendam mais profissões e se engajem na carreira de operadora de máquinas agrícolas”, destaca.

Vanessa Weber é filha de produtores rurais e fez o curso para aprimorar a técnica. “Já sou operadora de máquinas e me inscrevi para ampliar os meus conhecimentos”. Madalena Martins é classificadora de grãos e aprendeu mais sobre a profissão durante o treinamento. “Eu entendi que a má regulagem da colheitadeira pode danificar os grãos. Uma máquina bem ajustada pode reduzir esse problema e trazer mais ganhos ao produtor rural”, avalia.

Segundo Carlos Danielli, instrutor credenciado ao Senar-MT que ministrou o treinamento, as participantes já saem aptas a exercerem a profissão. “Nosso objetivo é formá-las como operadoras. Elas aprendem sobre regulagem, operação e manutenção e fazem atividades teóricas e práticas”.

Apesar desse curso ter sido exclusivo para mulheres, as capacitações do Senar-MT e Sindicatos Rurais são abertas a todos os públicos. Para 2020 estão previstos 70 treinamentos de operação de colheitadeira de grãos em Mato Grosso. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município.

Matérias Relacionadas