Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Muito além do leite: Casal de Itaquiraí amplia produção e realiza sonhos com apoio do Senar/MS
ER6 A8977

Assistência Técnica e Gerencial transformou desafios em conquistas, levando família a novos horizontes

18 de outubro 2024

Por: Michael Franco

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Assistência Técnica e Gerencial transformou desafios em conquistas, levando família a novos horizontes

Conhecer o mar, desenvolver a renda da família, melhorar a qualidade de vida, modernizar a produção e ampliar exponencialmente a produtividade. Com o Senar/MS, essas conquistas foram possíveis no sítio do casal Fernando Michelon e Beatriz Pinheiro, criadores de gado leiteiro no município Itaquiraí.

“Era uma vontade, um sonho, que eu acreditava que não seria possível. A gente queria ir para Santa Catarina, conhecer o mar, mas com essa melhorada que deu no leite, nós já fomos ano passado”, comenta o produtor.

Mais felizies com o que vivem, Fernando e Beatriz lembram de um tempo em que só havia problemas e rendimento mínimo na propriedade. O fator principal para a transformação da realidade foi a presença da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), fazendo com que a produtividade saltasse em níveis surpreendentes.

“A produção era de quatro ou cinco litros, dava 12 no máximo. Eu via os outros com 20 ou 40 e até brincava, falava ‘o rei do leite chegou’ porque eu só tinha um pouco”, relembra o produtor. A esposa complementa, destacando a situação que a família se encontrava. “Eu estava muito desanimada, queria até mudar daqui, mas o Fernando me pediu para esperar um pouco mais, me pediu para esperar quatro anos antes de tomar uma decisão.”

No primeiro ano desse prazo, o Senar/MS entrou na vida do casal. Inicialmente por meio de alguns cursos, como Negócio Certo Rural (NCR), depois com a ATeG, que modificou completamente a rotina no sítio. “A técnica chegou dando dicas, ensinado certinho, fomos seguindo e em 15 dias, nós chegamos em 120 litros de leite. Hoje tenho vaca aqui que produz 85 litros, tranquilo, até vendemos algumas. Era um conhecimento que a gente não tinha e abriu a nossa mente”, completa Fernando.

Essa é a história de mais um #TransformandoVidas que envolve muita emoção, amor pela vida no campo, sucessão familiar e amizade com a técnica de campo. Confira:

Matérias Relacionadas