ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Moradores veem nascente dobrar a vazão após curso do SENAR
20170410163423 fileid nascentes 1 interna 0 87469800 1515060957

Na região, apenas uma nascente abastece as famílias e ainda ajuda na irrigação de lavouras de café

11 de abril 2017
Por Senar

Moradores da comunidade rural de Celso Bueno, a aproximadamente 30 quilômetros de Monte Carmelo, na região do Alto Paranaíba, estão comemorando os resultados do curso de Recuperação e Proteção de Nascentes do SENAR Minas.

Integrantes de 12 famílias fizeram o curso, que foi realizado através de parceria do SENAR com o Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Carmelo. Na região, apenas uma nascente abastece as famílias e ainda ajuda na irrigação de lavouras de café.

Mas, nos últimos anos, os moradores passaram aperto no período da seca. “A nascente praticamente secou, tivemos que improvisar uma bomba para fazer a água chegar até as caixas”, releva o morador José Roberto Gonzaga.

O curso é realizado durante três dias. No primeiro, os participantes têm aulas teóricas, onde aprendem definições de nascentes, ciclo da água, e ainda sobre legislação ambiental. Após isso, vão até a nascente e fazem um diagnóstico da situação encontrada. Aí é hora de “colocar a mão na massa”.

“Fazemos a limpeza da nascente e todo seu entorno, construímos um solo de cimento e instalamos canos por onde passará a água. Depois fazemos proteções com pedras para os olhos d’água. Finalmente, a área da nascente é delimitada, respeitando as leis ambientais”, detalha a engenheira ambiental e instrutora do curso, Gracielle Sales.

Edson Fernandes foi outro participante do curso, e diz que não esperava ver os resultados do trabalho realizado tão rapidamente. “Aumentou bastante a quantidade de água, a vazão dobrou. A nascente está recuperada, agora é só preservar. Teremos água de qualidade para todos os moradores”, conta, empolgado.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas