Logo CNA

Minas Gerais

Minas Gerais: BH recebe pela 1ª vez etapa estadual do CNA Jovem

4 de fevereiro 2019

Por: SENAR MINAS

Jovens de destaque com ideias para auxiliar o agro a inovar e produzir cada vez melhor: esse é o perfil dos seis participantes da etapa estadual do Programa CNA Jovem, realizado pela primeira vez em Minas Gerais. Ao final desta etapa, eles receberão o certificado de conclusão e se tornarão membros do CNA Jovem. Os três melhores serão selecionados para participar da Etapa Nacional 2019.

As atividades começaram na sexta-feira (1º) pela manhã e o grupo ficou reunido até domingo (3). A abertura do encontro foi feita pelo superintendente do Senar Minas , Christiano Nascif, e as atividades, compostas por palestras, trabalhos em grupo, exercícios, vídeos e debates, culminaram na apresentação de planos de ação sobre desafios que o agronegócio enfrenta hoje em dia. O instrutor Ricardo Martim, do Senar Nacional, conduziu os trabalhos, e a analista técnica da Coordenadoria de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar Minas , Marília Saraiva, acompanhou as atividades.

Bruna Valoto, agrônoma de 24 anos de Indianópolis, soube do programa pela mobilizadora do sindicato rural local e se inscreveu. Confiante, ela sabe que sua área exige o conhecimento em liderança e o considera muito bem-vindo: “estou achando ótimo”, resumiu. Ao seu lado, a estudante de Veterinária Laís Raiane Soares, 22 anos, de Veríssimo, também estava satisfeita com a oportunidade: “estou gostando muito. Espero aprender e contribuir em tudo que for possível”, disse a jovem, que soube da oportunidade pela sogra, instrutora de cursos do Senar .

Outro participante, o advogado Leandro Gomes Cardoso tem 27 anos e veio de Campo Florido, no Triângulo Mineiro, onde já trabalha para empresas do agronegócio. Foi o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais local quem falou do programa e sugeriu que se inscrevesse. “É sempre importante se capacitar e entender as perspectivas para o agro, fora as portas que o CNA Jovem pode abrir para além da minha cidade”, opinou.

Renovação de lideranças

Para o superintendente Christiano Nascif, a realização do CNA Jovem em Minas é importante pois identificar e capacitar novas lideranças garante a renovação e perpetuação da representatividade política do setor e do Sistema (FAEMG e CNA), garantindo um futuro mais vigoroso para o agronegócio brasileiro.

A classe tem envelhecido e, para Nascif, isso contribui para uma carência de líderes no setor: “tanto que há várias lideranças que se repetem não porque desejam ficar mais tempo no comando, mas sim pela falta de sucesso res bem preparados. Por isso é preciso formar jovens em sintonia com as demandas do meio e com o que o novo agro necessita”, afirma.

O programa

O perfil dos participantes do CNA Jovem são jovens de 22 a 30 anos com formação técnica ou graduados, com afinidade e interesse pelo setor rural, apresentando características potenciais de liderança.

Em Minas Gerais, 35 Jovens se inscreveram para a fase EAD (60 horas) e, destes, 10 apresentaram os melhores desempenhos e foram selecionados para esta etapa estadual. O objetivo agora é desenvolver competências de liderança, visando ações de continuidade individual e coletivas. Com isso, estes jovens estarão qualificados para ajudar a enfrentar os desafios locais do setor.

Matérias Relacionadas