Logo CNA

Mato Grosso

Militares e produtores rurais capacitados para atuarem no combate ao fogo
27052021105453

28 de maio 2021

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Formação de brigada de incêndio - Tipo II e Formação de brigada de incêndio florestal. Estes são os dois novos treinamentos que passam a fazer parte do portfólio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Os interessados em fazer estes novos cursos devem procurar o Sindicato Rural de seu município para verificar se já há turmas previstas e se há vagas.

Além destes, o Senar-MT oferece, desde 2016, os treinamentos de Formação de Brigada de Incêndio, Prevenção e controle do fogo e Queima controlada. Entre janeiro de 2018 e maio de 2021, a instituição em parceria com os Sindicatos Rurais de Mato Grosso capacitou mais de 3.800 pessoas para atuar na prevenção e combate ao fogo.

Ofertados no portfólio da instituição, estes treinamentos podem ser demandados a qualquer momento pelos Sindicatos Rurais. Entre janeiro e maio de 2021 foram capacitadas mais mil pessoas e a previsão é que até o fim deste ano sejam treinadas mais 600 pessoas para atuar na prevenção e combate ao fogo.

Formação de brigadas de incêndio é o mais demandado. Só este ano foram realizadas 48 turmas e estão programadas mais 27 que serão realizadas no segundo semestre. Já o de prevenção e controle do fogo na agricultura aparece em segundo lugar com 24 turmas realizadas no primeiro semestre e cerca de 300 pessoas capacitadas.

Em 2021, o Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais de Mato Grosso já capacitou cerca de mil pessoas para atuarem na prevenção e combate ao fogo. Para o segundo semestre deste ano, a previsão é capacitar mais 600 pessoas.

O fogo é uma preocupação que tira o sono dos produtores rurais. Em 2021, além das parcerias já concretizadas, o Senar-MT e o Corpo de bombeiros trabalham para que seja instalado o Centro de Treinamento (CT) do Fogo.

A ideia é treinar os bombeiros para manusear tudo que uma propriedade rural oferece para o combate ao fogo. Isso inclui ferramentas, máquinas e implementos agrícolas. E, por outro lado, capacitar os produtores e trabalhadores rurais para atuar de forma mais assertiva no combate ao fogo.

Neste mês de maio, o Senar-MT, em parceria com o Sindicato Rural de Cuiabá, realizou dois treinamentos de drone, exclusivamente, para os bombeiros. Para o início de junho está previsto mais um treinamento que acontecerá no Centro de Treinamento de Sorriso. Este será um treinamento voltado para a área de máquinas e implementos agrícolas.

Estes cursos estão sendo realizados dentro deste conceito de treinar bombeiros para utilizar as máquinas e produtores para prevenir e combater o fogo de forma mais assertiva.

Matérias Relacionadas