Logo CNA

Paraná

Medidas de segurança evitam acidentes com a rede elétrica no meio rural
Energia

Produtor precisa ficar atento quanto à proximidade dos maquinários com o sistema de energia no campo. Confira como prevenir acidentes

10 de abril 2023

Nos últimos cinco anos, mais de 70 acidentes envolvendo energia elétrica foram registrados no meio rural do Paraná, segundo levantamento da Copel. Esse tipo de ocorrência coloca em risco a vida dos agropecuaristas, além de gerar prejuízos financeiros.

“A proximidade de grandes veículos com a rede elétrica é a causa mais frequente. Em geral, as ocorrências envolvem os maquinários de grande porte, máquinas de irrigação e caminhões munk”, destaca o engenheiro de segurança do trabalho da Copel Raul da Silva Claudino. “Há também risco de varas de pesca encostarem na rede elétrica. Até mesmo varas utilizadas para colher frutas podem causar acidentes”, alerta.

Diante desse cenário, ações de conscientização têm sido promovidas pela Copel, com apoio de entidades do setor produtivo como o Sistema Faep/Senar-PR, a Ocepar e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR). “Por meio da Campanha Energia Segura, trazemos orientações sobre uso seguro da energia. Seguindo as orientações é possível minimizar as chances de choques elétricos no meio rural”, destaca Claudino.

“A prevenção de acidentes é uma das frentes em que atuamos nos cursos do SENAR-PR. Esse é um pilar estruturante para que a atividade rural seja realizada de forma segura nas suas mais diferentes especificidades, que exigem preparo técnico para que as boas práticas sejam seguidas”, reforça Neder Corso, técnico do Departamento Técnico (Detec) do Sistema Faep/Senar-PR.

Para acessar o infográfico em tamanho maior, clique aqui.

Contra raios

Outro problema recorrente nas áreas rurais é a ocorrência de raios, que podem causar descargas elétricas com potencial de prejuízos nas atividades rurais. O Brasil é o líder mundial em incidência de raios, com uma média de 77 milhões por ano, de acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Os casos de acidentes fatais com animais e seres humanos são comuns nas áreas rurais. De acordo com dados do Elat, de 2000 até 2019, ocorreram 2.194 fatalidades no país (média de 110 casos por ano), sendo que 26% das ocorrências estão associadas às atividades de agronegócio.

Para evitar acidentes, em dias de chuva e raios, é preciso tomar alguns cuidados como evitar contato com cercas de arame, grades e redes de energia elétrica; afastar-se das máquinas agrícolas, motocicletas e carroças; não permanecer em locais descampados e abertos, como pastos; ficar longe de árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados; procurar edificações para se proteger; se o automóvel possui teto de metal, permanecer dentro com os vidros fechados até a tempestade passar; se estiver em campo aberto e não houver outra opção, abaixar-se e abraçar o joelho diminuindo ao máximo a altura.

Para conferir a cartilha completa sobre o assunto, clique aqui.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas