Logo CNA

Paraná

Mais de 310 pessoas participam da etapa de Maringá do maior encontro de liderança rural do Brasil
Encontro lideranca Maringa

Evento fomentou à prospecção de novos protagonistas no setor agropecuário paranaense

21 de junho 2022

As conexões entre os produtores rurais de Maringá e região ganharam uma nova dimensão nesta quarta-feira (15), quando aconteceu o quinto encontro da jornada “Liderança Rural – Cultivando Conexões”. A iniciativa encampada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com o Sebrae-PR tem o objetivo de incentivar o surgimento de novas lideranças no campo. Mais de 310 pessoas, entre produtores e lideranças rurais, tiveram a oportunidade de estreitar laços e conhecer mais profundamente o trabalho da FAEP, do SENAR-PR e dos sindicatos rurais. Já aconteceram encontros nas cidades de Pato Branco (7) , Cascavel (8) , Campo Mourão (9) e Cianorte (14) .

CRONOGRAMA: para conferir as datas dos próximos eventos, clique aqui.

“Nada da vida cai do céu. Liderança a gente não compra na quitanda, nem na mercearia, a gente conquista. Criar essa base forte com produtores rurais ativos é o propósito desse encontro”, destacou o presidente do sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, durante a abertura do evento.

0

O presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette (em primeiro plano) e o superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta

“Nós somos especialistas em cultivo agrícola e estamos aprendendo a cultivar conexões. Fechamos o nosso sindicato, porque todos os produtores foram convidados para esse evento. Não é dia de folha de pagamento ou de imposto de renda. É dia de cultivar conexões”, observou o presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Borghi.

0

O presidente do Sindicato Rural de Maringá, José Borghi

Evento

A jornada “Liderança Rural – Cultivando Conexões” é uma iniciativa voltada à prospecção de novos líderes no meio rural, organizada pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Em cada evento, os participantes são convocados a participar de três rodadas, em diferentes espaços temáticos: Representatividade, Conquistas e Aprendizagem, onde são realizadas dinâmicas criadas especialmente para essa jornada. O conhecimento adquirido nessas atividades, facilita a percepção sobre a própria capacidade de liderança e aprofunda o conhecimento sobre a atuação do sistema sindical rural. Depois de 30 minutos, os grupos de produtores trocam de local, de modo que todos passem pelos três espaços temáticos.

“Esses eventos da FAEP para trabalhar com os líderes são iniciativas que precisam ser enaltecidas. Poucas as instituições no Brasil fazem isso. No Paraná, a FAEP é a única [entidade] a fazer um trabalho de desenvolvimento de lideranças, pensando no futuro. Somos produtores de alimento para o mundo, mas é importante termos consciência do nosso papel”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta.

0

O superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta

Também presente no evento, o presidente do Núcleo Regional dos Sindicatos Rurais do Norte e Noroeste do Paraná (Nurespar) e do Sindicato Rural de Mandaguaçu, Francisco Carlos do Nascimento, destacou a importância do trabalho dos produtores rurais. “Vocês deixaram seus afazeres para vir a esse evento, pois os agricultores só são fortes porque são unidos. Produzimos alimento não só para o nosso município, mas para o Brasil e para o mundo”, disse.

0

O presidente do Nurespar e do Sindicato Rural de Mandaguaçu, Francisco Carlos do Nascimento

Palestra

Os participantes também assistiram a uma apresentação de Luciano Salamacha, que trata da importância da união e da cooperação entre as pessoas, fundamental desde tempos imemoriais até os dias de hoje. Segundo o palestrante, a principal arma daqueles que pretendem denegrir e atacar o agronegócio, é separar seus integrantes. “Por isso o sistema associativo, que tem como fundamento aproximar os produtores, é tão importante”, destacou Salamacha.

0 0 0 0 0 0

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas