Logo CNA

Alagoas

Mais de 21 mil alagoanos são beneficiados pelas ações do Senar/AL e da Faeal em 2022
A Te G Senar

Instituição marcou presença em 85 dos 102 municípios alagoanos

21 de dezembro 2022

Por: Kelmenn Freitas

Fonte: Senar Alagoas

As ações e programas desenvolvidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Alagoas (Senar/AL) beneficiaram mais de 21 mil pessoas no estado em 2022, entre produtores rurais, jovens aprendizes e trabalhadores ligados ao setor do agronegócio. No total, foram 4.491 propriedades rurais visitadas pelos técnicos de campo da instituição, que marcou presença em 85 dos 102 municípios alagoanos.

Os números fazem parte dos resultados pontuados ao longo do ano tanto pelo Senar/AL como pela Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal). Na área de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), foram formados 150 grupos de produtores rurais das cadeias produtivas de bovinocultura de leite, avicultura, fruticultura, olericultura e suinocultura.

Na ATeG, os produtores rurais recebem visitas mensais dos técnicos do Senar durante dois anos para grupos com até 30 propriedades. Ainda na área de atendimento mais direto ao homem do campo, a instituição ajudou a viabilizar a construção de 11 barragens subterrâneas, uma tecnologia para captação de água visando suprir o produtor durante os períodos de estiagem.

Já os cursos de Formação Profissional Rural (FPR), que qualificam o produtor e trabalhador rural para melhor desempenho nas suas ocupações, treinaram 8.489 pessoas inscritas em 559 turmas, com foco nas áreas de agricultura, pecuária e agronegócio. Os cursos de Promoção Social (PS), voltados para o desenvolvimento social e econômico da família do produtor e trabalhador rural, concentraram 330 turmas, somando 3.363 alunos e alunas em 2022.

Na Alfabetização Rural, que ensina o produtor e trabalhador rural sem escolaridade a ler e escrever, o Senar/AL formou 20 turmas durante o ano, ajudando 500 pessoas a recuperar a dignidade e cidadania ao conseguirem assinar o próprio nome.

Outra ação do Senar/AL, o Programa Mais Pasto, atendeu dez propriedades em 2022, ajudando ainda a recuperar 250 nascentes identificadas nas terras das fazendas. O Mais Pasto oferece assistência técnica com consultorias individuais e coletivas voltadas para a pecuária sustentável.

Saúde Preventiva

Os programas Saúde do Homem e da Mulher Rural também superaram as expectativas para o ano de 2022. Um total de 1.198 mulheres e 1.619 homens foram atendidos pelos dois programas, que têm como foco a prevenção ao câncer de colo de útero e ao câncer de próstata. Nessas ações, o Senar/AL leva para os municípios uma série de exames como o de citologia para as mulheres e os de PSA e toque retal para os homens.

Programa Saúde do Homem Rural foi uma das ações realizadas pelo Senar Alagoas Programa Saúde do Homem Rural foi uma das ações realizadas pelo Senar Alagoas

“Chegamos ao final de 2022 com a certeza de termos atendido as demandas dos produtores rurais dos quatro de cantos de Alagoas, levando assistência técnica e gerencial, aprendizado, capacitação e qualificação de mão de obra para o campo”, destaca Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas. “Em 2023 vamos fazer muito mais. Que o próximo ano seja repleto de realizações para todos aqueles que fazem o agronegócio alagoano”, completa.

O superintendente do Senar Alagoas, Fernado Dória, destaca que o desempenho da instituição nos últimos 12 meses também foi possível por meio de parcerias com outras entidades que movimentam a economia alagoana e o agronegócio no país, entre elas o Sebrae, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag), o Senar Nacional e a CNA.