Logo CNA

Rio Grande do Sul

Live vai explicar como vender produtos apícolas na internet
Depositphotos 12266885 xl 2015

6ª edição da Maratona de Inovação da Apicultura será realizada em 10 de agosto, no canal do Senar-RS no YouTube

5 de agosto 2021

Por: Tatiana Py Dutra

Fonte: Padrinho/ASCOM Senar-RS

A pandemia de Covid-19 representou um novo desafio para os apicultores. A comercialização direta ao consumidor em feiras e exposições foi prejudicada pelo isolamento, que favoreceu as vendas on-line - campo ainda pouco explorado pelos produtores de produtos apícolas.

Estar por dentro dessas novas ferramentas de comercialização, facilmente acessíveis pelos consumidores, tornou-se uma necessidade no setor. Por isso, esse será o tema da 6ª live da Maratona de Inovação na Apicultura, criada em 2020 pelo programa Juntos para Competir (JPC) para oferecer palestras com temas relevantes para os produtores.

A live “Comercialização de Produtos Apícolas na Era Digital" será realizada no dia 10 de agosto, às 19h30min, Canal do Senar no YouTube. Mediado pelo supervisor do Senar-RS, Ricardo Lopes de Almeida, o evento tem como palestrantes a engenheira de alimentos Lisiane Machado Rodrigues, analista técnica sênior do Senai-RS; e o administrador de empresa Stéphano Pelc Amarante, analista de competitividade setorial do Sebrae-RS.

“O Stéfano vai falar sobre a comercialização de produtos em mídias digitais, enquanto a Lisiane vai abordar todo um trabalho de embalagens desenvolvido pelo Senai, sobre rotulagens diferenciadas para a venda de produtos com foco nos produtos apícolas. A ideia é mostrar como a tecnologia ao alcance do produtor pode ajudá-lo a vender”, explica Almeida.

O programa

Segundo o supervisor, desde o ano passado, muitos apicultores gaúchos tiveram de substituir as vendas de produtos artesanais, diferenciados, pela comercialização de produtos a granel para exportação. Ele acrescenta ainda que ter conhecimento sobre os canais digitais foi um pedido dos 35 produtores do Vale do Taquari e Rio Pardo que participam das ações do JPC no segmento apícola.

O programa nasceu da parceria entre a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Desde 2003, as três entidades se articulam para promover o desenvolvimento do agronegócio gaúcho. Atualmente, cerca de 4 mil produtores de diversos segmentos são beneficiados por ações de metodologia coletiva, que favorecem a produção e a comercialização de produtos agrícolas.



6ª MARATONA DE INOVAÇÃO NA APICULTURA

O quê: LIVE – Comercialização de Produtos Apícolas na Era Digital

Quando: terça-feira (10), 19h30min

Onde: Canal do Senar no YouTube ( www.youtube.com/SenarRioGrandedoSul )

Participantes:

- Ricardo Lopes de Almeida, supervisor do Senar-RS

- Lisiane Machado Rodrigues, analista técnica sênior do Senai-RS

- Stéphano Pelc Amarante, analista de competitividade setorial do Sebrae-RS

*Esse texto pode ser livremente reproduzido mediante crédito a Senar-RS/Padrinho Conteúdo

Card Maratona Apicultura 10 08 2021

Matérias Relacionadas