Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Legislações ambientais e orientações sobre o CAR fazem parte da programação de curso do Senar/MS
Licenciamento Ambiental Curso

Produtores rurais e profissionais de diferentes áreas trocam experiências em capacitação.

10 de junho 2021

Por: Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Você sabia que todo empreendimento, seja urbano ou rural, que possa gerar algum impacto ambiental, precisa de licenciamento? Conceitos básicos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável estão entre os pontos repassados no curso ‘Orientações de Licenciamento Ambiental para Proprietários Rurais’, do Senar/MS. Esse é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (09).

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) também faz parte da programação do curso e está entre as principais dúvidas dos participantes. Por isso, passou a ser um dos temas de destaque, assim como multas e medição de áreas de preservação permanente e reserva legal.

“Os alunos recebem informações sobre legislações ambientais federais, estaduais e o entendimento da estrutura das entidades locais. Também falamos sobre as principais licenças ambientais e orientamos quanto ao preenchimento do CAR”, explica a instrutora Carla Cristina Cerezoli de Jesus.

Entre os perfis de quem busca a capacitação estão proprietários rurais e profissionais da área de contabilidade, o que, para a instrutora, é uma experiência interessante, já que mescla diferentes públicos com exemplos reais para debater em aula.

“Além do certificado, o aluno que conclui o curso aprende que conservar certas áreas representa investimento, e não perda de espaço. Na agricultura 4.0, por exemplo, se colocarmos os números na ponta do lápis, é visível os resultados alcançados com a conservação”, complementa.

O curso é gratuito e tem duração de 16 horas. Interessados podem procurar pelo sindicato rural do seu munícipio e falar do interesse em participar da capacitação.

Matérias Relacionadas