Logo CNA

Bahia

Lançamento do Município Parceiro em Uruçuca reúne presidente do Sistema Faeb/Senar, prefeito da cidade e autoridades da região

14 de julho 2021

Por: Ascom Sistema Faeb/Senar

U1


O município de Uruçuca, no sul da Bahia, recebeu hoje a visita do presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, acompanhado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Rui Dias, e outros colaboradores do Sistema Faeb/Senar. A comitiva foi até a cidade para o lançamento do programa Município Parceiro, mais uma inovação do Sistema Faeb/Senar para o fortalecimento do setor agropecuário baiano. Eles foram recebidos pelo prefeito da cidade, Moacyr Leite Junior; pelo diretor do IF Baiano, Daniel Oliveira; pelo vice-presidente do sindicato dos produtores rurais, Aguido Neto; vereadores da cidade e outras autoridades da região.

U2


Juntos, eles visitaram o Campus Uruçuca do Instituto Federal Baiano, primeiro centro de pesquisa de cacau do mundo. Lá, o presidente do sistema Faeb/Senar conheceu a estrutura do IF, que conta com um espaço para aulas práticas, salas modernas e laboratórios de ponta. “Essa estrutura é uma dádiva que Uruçuca tem, de primeiro mundo, que poderia estar em qualquer lugar do planeta. Nós precisamos dar uso ainda mais uso a este grande equipamento para beneficiar a sociedade, capacitar, qualificar e formar pessoas. O sistema Faeb/Senar está à disposição do IF Baiano para sermos parceiros nestes projetos", avaliou Miranda.

U3


Uruçuca faz parte da Costa do Cacau, importante região turística da Bahia e também no segmento de cacauicultura do estado. Através das ações do Sistema Faeb/Senar, por meio do programa Município Parceiro, a instituição vai levar para a região os programas técnicos e sociais, capacitação dos jovens da cidade, além da oferta de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para fortalecer ainda mais a agropecuária regional. “Este programa é pensado para ser construído em muitas mãos. Nós temos ideias, projetos e ações que podem ajudar a transformar ainda mais a cidade. Em parceria com a prefeitura, vamos entender quais são os potenciais que Uruçuca tem para desenvolvê-los, entender quais são seus gargalos e problemas mais críticos para que possamos ajudar a melhorar”, explicou Humberto.

U4 210714 174451


Entusiasmado com a visita e com a escolha da cidade entre os mais de 400 municípios baianos, o prefeito do município comemorou o início da parceria. “ Fomos honrados com essa escolha e com esse lançamento do Município Parceiro hoje aqui, recebendo a visita de Humberto e sua equipe. Agradecemos muito ao Sistema Faeb/Senar essa oportunidade, de estar entre os primeiros dez municípios para ter todos os serviços da Federação, do Senar e dos Sindicatos à disposição”.

U5


Ainda durante a visita, a comitiva também foi até a sede da prefeitura municipal e também do sindicato dos produtores rurais da cidade. Logo depois todos seguiram até a empresa Inaceres - líder em pesquisa, produção, processamento e comercialização de palmitos cultivados em todo o Brasil, onde foram recebidos pelo gerente Agroindustrial, Manoel Aboboreira; e pelo supervisor Agrícola, José Marcelo Pimentel.

U6

Finalizando a agenda do dia, a comitiva visitou a construção da Escola de Educação Integrada, em Serra Grande, distrito de Uruçuca. A obra, realizada pelo Governo Federal e pela Prefeitura Municipal, é a maior do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Brasil. O projeto está sendo construído em parceria do setor privado com a comunidade local de Serra Grande.

U7


Estiveram presentes o vice-prefeito, Dinho Argolo; o ex-vice-prefeito, Marcelo Dantas; os coordenadores do IF Baiano, Josué Oliveira e Cinira Fernandes; o diretor acadêmico, Diogo Gomes; o assessor do Gabinete, Tárcio Luid; o secretário executivo, Volney Fernandes; o presidente da AGSUL e assessor de comunicação, Josias Miguel; e os vereadores Jardel Félix Del Rei Galo, Willian Alves dos Santos, Jasson Porfiro dos Santos, Liliane Pereira Guimarães, Reinaldo Alves dos Santos, José Pedro de Oliveira Castro, Tiago Andrade Longo.

U8

Matérias Relacionadas