Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Lançado Programa de Integridade do Senar/MS e Sistema Famasul
Programa Integridade Lancamento

Iniciativa aprimora gestão e consolida cultura organizacional das instituições.

9 de junho 2021

Por: Anahi Gurgel

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Aprimorar a gestão corporativa com transparência e responsabilidade. Esse é o objetivo do Programa de Integridade do Senar Mato Grosso do Sul e do Sistema Famasul, lançado, nesta terça-feira (8), pelo presidente da Casa Rural, Mauricio Saito. A iniciativa representa um marco na história das instituições por implementar, junto aos colaboradores e parceiros, ações que consolidam a cultura organizacional voltada a princípios éticos e lisura.

“Esses programas refletem nosso comprometimento em atender as pessoas do meio rural com cada vez mais qualidade, reforçando nosso compromisso com o aperfeiçoamento constante do conceito de governança corporativa. A iniciativa é resultado de uma intensa dedicação voltada à modernização da gestão e fortalecimento da nova cultura nos processos em todos os níveis organizacionais”, destacou Saito.

“A partir desse lançamento, em cada nova etapa, iremos aprimorar o Programa de Integridade, reforçando a boa gestão e, com qualidade, eficiência e ética, ampliar a credibilidade do Sistema Famasul e Senar MS diante de toda a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, disse.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Sérgio Silveira Banhos, participou do lançamento virtual do programa.

“A implementação de um programa é importante por mitigar riscos nos processos. As empresas conseguem lidar de forma adequada com a situação; é um benefício de ganho empresarial para qualquer instituição. Os desafios de implementação são individuais, apresentam particularidades que as distinguem de forma significativa. Além disso, existe vantagem competitiva com os agentes de mercados. Estamos em tempos em que se exige transparência, sobretudo a articulação estruturada de diferentes iniciativas, criação do código de conduta, ações éticas, correção de falhas e infrações”.

IMPLEMENTAÇÃO

O Programa de Integridade contempla um conjunto de diretrizes, políticas e ações baseadas em conceitos e valores éticos, com o objetivo principal de prevenir, detectar e corrigir possíveis irregularidades que possam afetar as atividades das instituições. Resulta de um amplo trabalho que teve início em 2020, envolvendo treinamentos com todos os colaboradores. As próximas ações serão desenvolvidas a partir de instrumentos estratégicos para divulgação de normativas e políticas assim como sensibilização e integração das equipes.

O superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, fez a apresentação do conteúdo inerente ao programa. “Esta iniciativa representa a maturidade da gestão da instituição, eleva o patamar e faz com que a entidade seja maior que seus gestores. O ganho é para todos que estão, no dia a dia, executando suas tarefas e resultando na melhor entrega ao nosso público que é o produtor rural”.

O Senar-MS e a Famasul contrataram uma consultoria especializada para elaborar programas de integridade para ambas as instituições. A consultoria teve início em junho, com análises normativas, com o objetivo de conduzir o Senar MS e a Famasul à aderência das melhores práticas de governança corporativa, com vistas a promover o engajamento das partes interessadas com os valores éticos e com o fortalecimento da Integridade no âmbito das entidades.

“Quero destacar aqui a coragem do Sistema Famasul e Senar/ MS de atualização de seus processos. É nova cultura que será implementada, após quase um ano de trabalho desenvolvendo este programa, que é completo e traz benefícios para a entidade. O cronograma envolveu treinamento e construção por parte de todas as áreas. Esta iniciativa dará muita segurança na execução dos trabalhos a partir de agora”, explicou Daniel Castro Gomes da Costa, sócio do Castro & Grillo Advogados Associados.

Matérias Relacionadas