Logo CNA

Santa Catarina

Jovens líderes em destaque no agro
CNA IMAGEM PRINCIPAL8

Catarinenses avaliam positivamente o 2º encontro da etapa nacional do CNA Jovem

6 de novembro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR

Dez catarinenses participaram do 2º Encontro da etapa nacional da 5ª Edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem, no período de 27 a 29/10 em Brasília. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu 88 participantes de 24 estados e do Distrito Federal. Foram três dias desenvolvendo as iniciativas iniciadas nas atividades online e no primeiro encontro, realizado em agosto.

O engenheiro agrônomo Italo Gabriel Torri, de Campos Novos, destaca a felicidade pela participação no evento. “Foi um fim de semana de muito aprendizado, com palestras e dinâmicas. Com certeza será muito positivo para minha vida profissional, pois consegui melhorar muito a capacidade de me posicionar em público, trabalhar em equipe, além de ampliar as habilidades de negociação e lidar com situações adversas. Percebo que já está refletindo muito no meu trabalho e na minha vida pessoal”.

O jovem frisa, ainda, que a participação de Santa Catarina no evento de Brasília foi incrível. “O grupo é muito engajado. Durante o programa cada um vem desenvolvendo uma iniciativa e pudemos refiná-la nesse encontro. A apresentação será no último encontro do ano em dezembro”.

A produtora rural Andrieli Ely, de Santa Terezinha do Progresso, atua com bovinocultura de leite e avicultura. Ela também ressalta que o evento representou uma oportunidade de trocar experiências com jovens do Brasil inteiro, com costumes e sotaques diferentes, mas que lutam pela mesma causa. “São pessoas que têm histórias maravilhosas e isso é muito enriquecedor”.

Para Andrieli, o programa como um todo movimenta e tira as pessoas da ‘zona do conforto’. “Isso já começa com a linda frase ‘esse desafio não é seu, é do seu beneficiário e do produtor’. Trabalhamos muito sobre nós, nosso propósito, valores, pontos fracos e também para parar de querer tudo para nós e usarmos a favor do produtor rural. É lindo, pois não é sobre ser melhor, nem sobre ganhar, é sobre ser você e saber que Deus te levou até ali para agregar na vida de pessoas e também aprender com elas”.

A 5ª edição do CNA Jovem iniciou em novembro de 2022 com etapas estaduais e atividades online. A coordenadora estadual do Programa CNA Jovem em Santa Catarina, Francine Iagher, avalia de forma positiva e destaca expressivos avanços do programa no estado. Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo , o CNA Jovem é fundamental para fortalecer o setor agropecuário. “Trata-se de uma iniciativa que contribui para a formação de novos líderes no agronegócio e isso é essencial para um futuro promissor”.

SOBRE O ENCONTRO NACIONAL

A programação incluiu bate-papo com os egressos do programa e atuais presidentes da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Stéphanie Ferreira, e de Novas Lideranças, Paulo Rogério de Souza; momento para integração social intitulada “Sabores do Agro do Brasil”, com a degustação de produtos regionais de cada estado participante; palestras sobre comunicação digital e mídias sociais com os especialistas Rafael Kiso, fundador da plataforma de gestão de redes sociais mLabs, e Douglas Monteiro, CEO da Conteúdo Urbano, produtora de conteúdo digital.

Os participantes também acompanharam uma gravação do podcast do Sistema CNA/Senar ‘Ouça o Agro’, com os especialistas Rafael Kiso e Douglas Monteiro, e mediação da chefe da Assessoria de Comunicação do Sistema, Cecília Kobayashi, conheceram a plataforma digital Senar Play, com palestras da diretora de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Janete Lacerda, e da diretora adjunta da DEPPS, Ana Angela Medeiros.

Eles tiveram ainda oficinas sobre "Planejamento da Iniciativa" e "Como lidar com opositores, sem transformá-los em inimigos". Também deram continuidade às oficinas e participaram de dinâmicas em grupo, além de discutirem como lidar com as emoções no exercício da liderança.

JOVENS CATARINENSES QUE PARTICIPARAM DO ENCONTRO

ü Andrieli Ely

ü Adriana Modolon Duart

ü Beatriz Bortolato

ü Guilherme Matos de Carvalho

ü Guilherme Romani de Mello

ü Ícaro Scarabelot Bardini

ü Italo Gabriel Torri

ü Maria Vitória Faé Proença

ü Rafaela de Oliveira

ü Thais Neres Krindges

Para mais informações sobre o programa, acesse: www.cnajovem.org.br .

Matérias Relacionadas