Logo CNA

Pará

Jovens líderes do agro participam de Encontro Estadual do CNA Jovem no Sistema Faepa/Senar
IMG 8252

31 de maio 2021

Por: www.sistemafaepa.com.br

Na continuidade da programação do Encontro Estadual 2021 do programa CNA Jovem “Jovens Liderando o Agro”, três finalistas participaram na manhã desta sexta-feira, 28, do Workshop de “Comunicação e Oratória”, ministrado pelo empresário e egresso da edição nacional do CNA Jovem 2018/2019, Antônio Victor, com o objetivo de despertar e incentivar o espírito de liderança dos participantes. A iniciativa integra o programa de mentoria que os finalistas participarão até a final que está prevista para ocorrer ainda este ano. À tarde eles participaram do workshop “Refinando os Desafios Individuais”.

Durante a apresentação do tema “Comunicação e Oratória”, Antônio Victor falou sobre a necessidade de constante criação que os líderes devem ter. “Líderes precisam sair da zona de conforto. Líderes não podem ser conformados. Falamos sobre a importância da inteligência emocional, empatia, comunicação não violenta e a necessidade de emocionar ao falarmos das coisas que acreditamos para que a comunicação seja efetiva”, explicou.

09e44ee5 24fe 46b7 a165 f8c0696d8f37

Os três finalistas do Pará que participam da Etapa Nacional do Programa CNA Jovem são: Antônia Vanderlane Albuquerque da Costa, Breno Monteiro dos Santos e Quésia Sá Pavão. Eles integraram o grupo de 16 jovens que vieram participaram ontem do evento.

“Agradeço imensamente pela oportunidade, de poder participar de um evento tão importante para nosso crescimento pessoal, profissional e social. O CNA JOVEM ESTADUAL, nós trouxe do Sul do Pará, para termos o prazer de trocar conhecimentos com uma mesa redonda de grandes representatividades e vários jovens de todo o estado. Volto para casa com novos desafios e soluções a serem realizados, e com a certeza que a persistência nós leva além do que sonhamos”, disse a uma das 16 finalistas da primeira etapa nacional, Raytane Oliveira do município de Redenção.

“O encontro estadual do programa CNA Jovem, promovido pela FAEPA, foi (como sempre) um evento único, repleto de troca de conhecimento e energia boa! Ter encontrado, pela primeira vez, os amigos jovens, que lideram o Agro no estado do Pará, depois de uma longa trajetória – de agosto de 2020 a janeiro de 2021, foi, sem dúvidas, emocionante. Foi muito bom ter tido a oportunidade de ouvir cada um dos desafios desenvolvidos e enfrentados pelos amigos CNA Jovens. É impossível não destacar aqui também a relevância dos assuntos tratados pelos membros da mesa redonda, que estiveram conosco na manhã de ontem”, destacou Juliana Budel, CNA jovem – edição 2020, do município de Paragominas.

Uma das representantes do Pará na etapa nacional, Quésia Sá Pavão, conta que o encontro está sendo muito útil para prepará-los para o encontro nacional e destaca que o Pará é o único estado que está realizando essa etapa estadual. “O conhecimento adquirido nesses dois dias de workshop está sendo muito enriquecedor e nos permite defender o nosso desafio e, através dessa mentoria, podemos refinar, agregar valor ao nosso projeto e evitar falhas”, comenta.

Evento contou com a presença de gestores do agro

O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Walter Cardoso, destacou que o agronegócio está em diversos setores da vida. “É de onde vem o alimento. Por isso precisamos investir. E acreditamos que os jovens darão continuidade a esse trabalho com boas ações e competências. Vocês tem a responsabilidade em dar continuidade a esse processo sucessório”, avisou.

IMG 8249

O presidente da Faepa, Carlos Xavier, disse aos participantes que é uma grande responsabilidade trabalhar em prol do agro. “Contem sempre com a ajuda do Sistema Faepa/Senar. Nosso objetivo é ajudar o crescimento do produtor rural e do setor agropecuário do nosso Estado”, destacou.

A deputada Nilse Pinheiro participou da mesa-redonda e falou das ações da Alepa para o setor produtivo, destacando a importância do diálogo para desenvolver o setor produtivo. A presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas, Maxiely Scaramussa, também esteve presente no evento e falou sobre empreendedorismo aos jovens participantes. O primeiro dia do Encontro Estadual contou ainda com a presença do reitor da Ufra, Marcel Botelho.

O encontro estadual teve a supervisão da coordenadora estadual do Programa CNA Jovem, Regina Fernandes, e também coordenador do Programa, Edivaldo Júnior. “Participar do projeto como iniciante há tempos atrás foi uma grande descoberta sobre as minhas potencialidades e propósitos de vida. No agronegócio podemos ensinar, mas também aprendemos muito. No projeto aprendemos a liderar de forma efetiva”, explicou Edivaldo.

IMG 8147


Sobre o CNA Jovem

O CNA Jovem é um programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar para estimular esse público a desenvolver habilidades e competências empreendedoras. As melhores iniciativas são reconhecidas.

A quarta edição teve início em 2020 com fases introdutórias sobre o agronegócio brasileiro e oficinas digitais sobre problemas, oportunidades, propósito, liderança empreendedora e desafios.

    Matérias Relacionadas