Logo CNA

Mato Grosso

Jovens de Guiratinga conquistam 1º lugar em concurso
10 22 out famato jovem concurso estadual 1

Grupos de Guiratinga, Sorriso, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Alto Taquari foram os premiados na edição 2022 do Concurso Estadual Jovens Líderes do Agro

24 de outubro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

O grupo de Guiratinga foi o grande vencedor do Concurso Estadual Jovens Líderes do Agro, edição 2022. Mais de 100 pessoas marcaram presença no encontro de sábado (22.10) que reuniu lideranças de todo o estado e premiou os cinco grupos cujas ações mais se destacaram durante o ano. Também foram premiados os grupos de Sorriso, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis e Alto Taquari.

A produtora rural e presidente do Sindicato Rural de Guiratinga, Juliana Mesquita, coordenou o grupo no município e destacou a importância dos eventos que alcançaram todas as faixas etárias. “Fizemos oficinas, eventos técnicos, criamos um programa na rádio. Enfim, o primeiro lugar foi uma consequência do empenho dos jovens e nos trouxe uma satisfação muito grande por levar o agro à nossa comunidade”, destacou.

O encontro estadual também representou a conclusão do primeiro ano do Programa Famato Jovem. Ele foi uma iniciativa de quatro finalistas de Mato Grosso do Programa CNA Jovem e desenvolvido junto a gestores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

O superintendente da instituição, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, aproveitou o evento para deixar um recado aos participantes. “Eu tenho uma carreira dentro do sistema sindical e não tive essa oportunidade magnífica que vocês estão tendo para desenvolver as ferramentas de lideranças. Espero que entendam a importância do que estão vivendo porque os jovens serão os futuros defensores do agro no estado e, quem sabe, no Brasil”, afirmou.

No final de novembro, os três grupos melhores colocados – Guiratinga, Sorriso e Tangará da Serra – realizarão Missão Técnica em Brasília onde poderão conhecer de perto instituições que fortalecem ao agro a nível nacional, como o Senar Brasil e a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA).

Ao longo do ano, cerca de 20 equipes de lideranças jovens do estado desenvolveram atividades com base no tema Comunicação Campo e Cidade. Os jovens promoveram eventos técnicos em seus municípios e participaram de oficinas para desenvolvimento de habilidades, como estratégias de redes sociais e networking.

Com isso, espera-se que aumente o número de jovens engajados no setor agropecuário, promova a aproximação do meio acadêmico com o campo e proporcione networking entre recém-formados e o mercado de trabalho, por meio de agrupamentos de jovens relacionados ao setor em cada município.

Técnico em agropecuária em Sapezal, Livilton Jesus, acredita que o Programa o ajudou a desenvolver habilidades pessoais. “Tive bastante curiosidade para adquirir aprendizado e a interação com o grupo me ajudou muito a melhorar a minha comunicação e capacidade de defender meus pontos de vista e me expor publicamente”, destacou.

A proposta é estender o Programa Famato Jovem para o próximo ano. O edital está em fase de formatação.

Selo