Logo CNA

São Paulo

Jovens da cidade de Mendonça que concluíram o Programa Jovem Agricultor do Futuro visitam sede do Sistema Faesp/Senar-SP
BANNER JAF SJRP

Programa do Senar-SP foi realizado pelo Sindicato Rural de São José do Rio Preto; jovens que concluíram as aulas começam a traçar seu futuro no Agro

13 de dezembro 2023

Por: Senar-SP

Fonte: Comunicação do Sistema Faesp/Senar-SP

A sede do Sistema Faesp/Senar-SP recebeu na semana passada a visita de jovens da cidade de Mendonça que participaram do Programa Jovem Agricultor do Futuro (JAF) realizado pelo Sindicato Rural de São José do Rio Preto. A comitiva – acompanhada pela equipe do Senar de Rio Preto – foi composta por alunos participantes das turmas do JAF entre 2021 e 2023.

As aulas do programa deste ano foram realizadas em parceria com a Escola Estadual Dona Nicota Souza, que cedeu um espaço para realização das aulas. Os participantes do Programa nesta temporada eram todos alunos desta escola.

A visita à sede foi uma das ações do grupo para celebrar a conclusão das aulas. Os jovens foram recebidos pelos técnicos do Senar-SP, pelo gerente técnico Jair Kaczinski e pelo superintendente Mario Antônio de Moraes Biral.

Biral parabenizou os jovens, incentivando-os a perseverar em futuras carreiras ligadas ao agronegócio. “O Programa faz um serviço de fundamental importância para as famílias que vivem no campo, pois mostra que trabalhar no setor rural é gratificante como qualquer outra atividade. Nós queremos que o produtor permaneça em sua terra, e que esta seja produtiva. E queremos que o jovem valorize também a permanência no campo para dar continuidade à vocação das famílias que atuam no agro”, disse o superintendente.

Kethelyn Larissa Silva de João, de 18 anos, comentou que, antes de participar do JAF, tinha medo de conhecer o mundo, mas a partir das aulas do Programa percebeu que podia batalhar para chegar aonde queria. “Eu sempre fui interessada em tudo do agro. Desde pequena eu mexo com gado, cavalo, e me interesso por agronomia. Participar do Programa me abriu muitas portas. Depois do JAF eu estudei na escola agrícola e percebi que é isso que eu quero. Hoje estou terminando o TCC e passei no vestibular do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP para estudar agronomia”, declarou a jovem, destacando ainda que o momento mais marcante do Programa foi cuidar do plantio de frutas e legumes em conjunto com outros jovens. “A gente cria uma conexão que faz ter a certeza de que é capaz de conseguir, todos se esforçando pelo mesmo objetivo”, comemora.

Outro jovem que está tendo sua vida transformada pelo Agro é Kaique Emerson Brito da Silva, de 17 anos. Sua família não tem tradição com o agro, mas como ele "gostava de mexer com terra", resolveu participar para ver como era. Agora, com o fim do Programa, já começa a traçar seu futuro. "O mais desafiador foi a parte da horta, plantar, colher e vender: alface crespa, alface americana, alface roxa, rabanete, beterraba, coentro, salsinha, cebolinha, couve, brócolis, manjericão e rúcula", acrescentou. A horta onde plantaram toda essa variedade de produtos ficava na própria escola onde estudavam. "Fazíamos as entregas para muitos clientes também, e entregávamos de bicicleta. E tinham metas de venda para cumprir. Ano que vem já vou ter 18 anos e quero fazer outros cursos do Senar-SP para trabalhar no agro."

Outro momento marcante que os jovens mencionaram foi quando arrecadaram 706 litros de leite e para doar ao Lar da Esperança, em São José do Rio Preto. A arrecadação foi realizada durante o mês de julho e a Prefeitura de Mendonça viabilizou o transporte para a entrega. Na ocasião, os jovens puderam conhecer o Lar e suas atividades, que retrata uma realidade muito dura. Mas todos ficaram emocionados com a experiência de poder ajudar o próximo.

Regilene Oliveira, coordenadora de cursos do Senar-SP no sindicato rural de São José do Rio Preto, fala comovida com a formação de mais este grupo de jovens. “O Programa Jovem Agricultor do Futuro esse ano foi desenvolvido em três municípios: Badi Bassit, Potirendaba e Mendonça. A turma de Mendonça teve mais destaque porque os alunos traçaram objetivos, quando souberam da meta do Projeto, que é tornar uma área produtiva de forma sustentável. Eles produziram, comercializaram seus produtos, com o objetivo forte de gerar uma renda, com o objetivo de estar hoje aqui conhecendo a sede administrativa do Senar-SP. Eles traçaram este objetivo e foram além, cuidando da venda do que produziram”, falou a coordenadora. Os valores arrecadados com a venda dos produtos estão sendo usados para custear as ações de confraternização de encerramento do projeto.

"Foi um desafio, porque São José do Rio Preto tem 500 mil habitantes e os jovens são muito dispersos. Nas cidades do entorno, os produtores rurais buscam alternativas de continuidade para os filhos. Esses produtores nos procuram para fazermos um trabalho de incentivo aos jovens para que permaneçam no campo. Nas oficinas do JAF são abordados todos os eixos, de como ser um produtor, como estar vinculado à terra, produzindo... Sem dúvida, é um dos programas mais importantes que o Senar-SP tem, porque incentiva o jovem a essa continuidade”, continua Regilene. “A parte de empreendedorismo do Programa marcou muito, pois eles visitaram grandes empresas, de laticínios, de bebidas, propriedades rurais, e eles viram a possibilidade do pequeno, na agricultura familiar, e também do médio e grande produtor. Foi bem impactante, para eles, descobrir o potencial não só nas profissões do agro, mas também as possibilidades de crescimento enquanto produtores rurais”, concluiu.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas