Paraná
Integrantes da CEMF participam de encontro com deputadas em Brasília

Evento fez parte da estratégia de formação de líderes da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, criada em 2022
Três integrantes da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) participaram da segunda reunião da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, nos dias 20 e 21 de março, em Brasília, junto com cerca de 50 integrantes, oriundas de diversos municípios do Brasil. A coordenadora da CEMF, Lisiane Rocha Czech, e as coordenadoras estaduais Simone Carvalho de Paula e Maria Beatriz Orso acompanharam a capacitação promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para fortalecer a formação de líderes.
"As mulheres estão se organizando e buscando oportunidades para se tornarem protagonistas. Conhecer tantas mulheres envolvidas em um mesmo propósito fortalece a nossa representatividade no sistema sindical", destacou Lisiane. “A união do grupo fortalece a mulher em todos os Estados, dentro e fora da porteira, além de ser uma oportunidade de troca de conhecimento nas áreas política e empreendedora”, ressaltou Simone, que também ocupa o cargo de segunda vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro.

Simone de Paula é coordenadora estadual da CEMF e segunda vice-presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro
A programação da reunião contou com oficinas para discutir a realidade das mulheres do setor agropecuário, estratégias para aumentar a participação feminina nos sindicatos rurais e a construção da agenda da comissão nacional. No Paraná, desde a criação em 2021, a CEMF já formou 50 comissões locais, que somam mais de 1,7 mil mulheres engajadas no sistema sindical.
Política
Atualmente, 18% dos parlamentares no Congresso Nacional são representados por mulheres, sendo que diversas deputadas e senadoras estão à frente de comissões. Parte das parlamentares da bancada feminina do Congresso Nacional esteve na sede da CNA, inclusive a senadora Tereza Cristina (PP-MS), que comandou o Ministério da Agricultura e Pecuária na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, o trio de mulheres do Paraná entregou um documento elaborado pela FAEP com a demandas do Paraná para algumas parlamentares.

Senadora Tereza Cristina participou do evento em Brasília
Âmbito nacional
Inspirada na Comissão Estadual de Mulheres da FAEP, a Comissão Nacional das Mulheres do Agro foi lançada em agosto de 2022, com os trabalhos iniciados em fevereiro deste ano. A Comissão já conta com 54 representantes e possui três eixos de atuação: programa de fortalecimento das lideranças, criação de comissões estaduais de mulheres e representação política do Sistema CNA/Senar.
Áreas de atuação
Matérias Relacionadas

Comissão Nacional das Mulheres do Agro realiza segunda capacitação sobre inteligência emocional
O treinamento foi realizado na quarta (17)

Encontro de coordenadoras fortalece participação feminina no agronegócio paranaense
1º Encontro de Coordenadoras da Comissão Estadual de Mulheres da Faep (CEMF) reuniu 164 dirigentes de comissões locais, em Campo Mourão

Presidente da CNA recebe parlamentares da bancada feminina
Encontro ocorreu dentro da programação da Comissão Nacional de Mulheres do Agro

Comissão das Mulheres do Agro da CNA discute agenda estratégica para 2023
Grupo se reuniu na segunda (20), na sede da entidade, em Brasília

No Dia Internacional da Mulher, Semeadoras do Agro celebram um ano de trabalho com evento “Semear é pensar no futuro”
Comissão da Faesp reuniu produtoras rurais e destacou as emoções e conquistas ao longo desse primeiro ano de trabalho

Sistema Faep/Senar-PR homenageia mulheres pelo seu dia
Entidade reconhece todo o esforço que grupos femininos têm feito para contribuir com o desenvolvimento da agropecuária paranaense

Artigo: União feminina a favor do campo
Presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette, aborda a crescente participação das mulheres no campo paranaense

Sindicatos Rurais organizam eventos para público feminino
Celebrações pelo Dia Internacional da Mulher terão eventos especiais para as mulheres do campo

Setor produtivo prevê problemas nas rodovias para escoar próxima safra
Governo Federal anunciou início da licitação do primeiro lote de rodovias do Paraná à iniciativa privada

Piscicultor obtém licença ambiental com ajuda do sistema sindical
Produtor de Sertaneja passou 14 anos aguardando a documentação, emitida graças ao intermédio do sindicato rural

Prêmio Queijos do Paraná vai escolher o melhor produto do Estado
Além do julgamento e premiação, evento também conta com extensa programação, com minicursos e palestras

Encontros de líderes rurais vão percorrer 10 cidades a partir de junho
Terceira edição do evento itinerante busca estimular o surgimento de novos líderes e empreendedores no campo