Logo CNA

Mato Grosso

Instrutores credenciados de classificação de grãos recebem atualização em Cuiabá
01 13 jan capacitacao classificacao de graos motomco 2

Encerra nesta sexta-feira (14.01), a capacitação dos instrutores credenciados ao Senar-MT da área de classificação de grãos.

18 de janeiro 2022

Nos dias 13 e 14 de janeiro, instrutores credenciados ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) estão recebendo atualizações na tecnologia de classificação de grãos. Os equipamentos e a capacitação são da empresa parceira Motomco, líder de mercado no ramo de classificação. O curso acontece no Centro de Treinamento (CT) do Fogo, no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, em Cuiabá.

O diretor de operações do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, participou da abertura da capacitação e falou sobre a importância do conhecimento aos instrutores credenciados à instituição. “Estamos em uma época em que a tecnologia muda muito rápido e temos esse desafio de sempre estarmos atualizados com os equipamentos que dão melhores resultados. Esse desafio nunca vai parar”.

Estão disponíveis na capacitação, Medidores de Umidades de Grãos específicos para salas de classificação e laboratório de grãos e aparelhos portáteis recomendados ao produtor rural, que monitoram a qualidade do grão.

De acordo com o agente de relacionamento da Motomco, Roney Smolareck, o objetivo é expandir o conhecimento sobre a tecnologia da empresa para os profissionais do setor. “O Senar tem uma agenda grande de cursos e as empresas têm muito interesse em fazer cursos da instituição. A Motomco enxergou a oportunidade de contribuir com essa capacitação de mão de obra”.

Instrutor credenciado há 25 anos no Senar-MT, o classificador Antônio Xavier de Oliveira acredita que essa seja mais uma oportunidade de conhecer as tecnologias disponíveis pelo mercado. “Os armazéns recebem os grãos com umidade até 14% e esse equipamento é preciso e confiável, uma tecnologia superior à que nós estamos acostumados. A tecnologia está inovando e como classificador é importante estar por dentro das atualizações da área”.

Planejamento – Segundo o coordenador de polos tecnológicos do Senar-MT, Wlademiro Neto, além de capacitar os instrutores, a previsão é que futuramente a parceria se estenda à infraestrutura dos treinamentos. “Esse é o primeiro passo e estamos estudando a possibilidade de construção de ambientes específicos para classificação de grãos que permitam um desempenho melhor dos treinamentos”, afirma.

Além da Motomco, o Senar-MT também é parceiro da Comag Equipamentos Agroindustriais, que fornece equipamentos de classificação para os treinamentos. Para o primeiro semestre de 2022, estão previstas 75 capacitações em Classificação de produtos de origem vegetal – soja e milho, o curso disponível nessa área pela instituição.

Os interessados em se tornarem classificadores devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município para verificar a disponibilidade de turmas e vagas. Os cursos estão sujeitos à alteração, de acordo com os decretos municipais de cada localidade, em virtude da pandemia de Covid-19.

Matérias Relacionadas