ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso

Instituições elaboram calendário de capacitações para Xavantes do Vale do Araguaia
Whats App Image 2022 01 27 at 19 38 051

Até o momento, estão previstos nove treinamentos.

17 de fevereiro 2022
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), o Sindicato Rural de Canarana e a Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Ribeirão Cascalheira definiram um calendário de capacitações aos indígenas da etnia Xavante para 2022. Inicialmente serão nove cursos.

De acordo com o supervisor da Regional do Senar-MT de Querência, Kleber Muller, a parceria com a Funai visa o desenvolvimento da agricultura nas comunidades. “O objetivo é desenvolver o projeto de cultivo de soja e milho junto a algumas aldeias da etnia Xavante, além de outros treinamentos para gerar segurança alimentar a essas pessoas”, destaca.

Segundo Muller, a proposta é expandir à outras etnias. “Estamos planejando continuar e expandir o atendimento às comunidades indígenas Xinguanas, desenvolvendo o projeto de cultivo de soja e milho junto a uma aldeia da etnia Wará e outros treinamentos com as demais etnias”.

Localizada na região do Vale do Araguaia, a leste de Mato Grosso, a Regional do Senar-MT em Querência tem como principais fontes de economia a soja, milho, pecuária de leite e silvicultura. Além disso, a região possui uma alta concentração de aldeias indígenas que também contribuem na atuação dos Sindicatos.

Para este ano, a previsão é que sejam realizadas mais de 300 ações educacionais em parceria com os oito sindicatos rurais locais. Dentre elas está a oferta de 13 módulos da qualificação de Aprendizagem em Mecanização Agrícola – soja e milho para o município de Querência, qualificação em operador de máquinas agrícolas em Gaúcha do Norte, inclusão digital rural básico e intermediário em Campinápolis e turismo rural em Nova Xavantina.

A programação está sujeita a alteração de acordo com os decretos municipais vigentes nas datas de realização dos cursos, por conta da quantidade de casos de gripe ou covid-19.

Regionais –  O Senar-MT conta com o apoio de dez Regionais, a fim de organizar a demanda e ser um elo entre a instituição e os Sindicatos Rurais. Cada Regional possui um supervisor que é responsável por dar suporte aos municípios e conhecer as necessidades de cada região.

A Regional de Confresa abrange os Sindicatos Rurais de: Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira. Além dessas cidades, o Sindicato de Água Boa estende o atendimento à Nova Nazaré.

De acordo com o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, as Regionais são primordiais para o acompanhamento das localidades. “As Regionais são um braço do Senar-MT que nos ajudam a acompanhar cada parte desse nosso estado grandioso e cheio de particularidades”, afirma.