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Inovação e marketing digital ganham destaque no segundo dia da Academia de Liderança
Programa está no segundo dia do primeiro módulo, com a participação de presidentes e diretores de sindicatos rurais de Mato Grosso
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
O agronegócio brasileiro enfrenta desafios que demandam cada vez mais inovação, tecnologia e conhecimento. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), com um olhar voltado para a formação de líderes, se uniram para mais uma edição da Academia de Liderança. A iniciativa visa incentivar a atuação de líderes nas fazendas, sindicatos rurais, cooperativas, associações, entidades e nas discussões que envolvam o agronegócio, desenvolvendo competências essenciais para a gestão de projetos e a tomada de decisões.
O programa está no segundo dia (07/07) do primeiro módulo, com a participação de presidentes e diretores de sindicatos rurais de Mato Grosso, com potencial de se tornarem lideranças do agronegócio, engajados nas ações do setor produtivo rural de Mato Grosso. A programação segue até sábado (08/07) com uma oficina de Mídia Training.
“Estamos contentes em compartilhar conhecimento, o papel do sistema sindical é fundamental para a capacitação de líderes que serão responsáveis por inovar e liderar o agronegócio nos próximos anos. Sabemos que os desafios são grandes, por isso, queremos reciclar, aperfeiçoar e incentivar novos líderes, assim como estimulá-los a participar do crescimento do agro mato-grossense”, disse o diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha.
“4º Revolução Industrial – Desafios das convergências de tecnologias digitais, físicas e biológicas” foi o tema da palestra ministrada pelo neurocientista, professor da Universidade de São Paulo, diretor do Centro de Estudos Avançados em Tomadas de Decisão e membro do Global Insights do MIT, Álvaro Machado Dias.
A Inteligência Artificial (AI) tem avançado de forma acelerada e revolucionando não apenas o setor produtivo, mas as relações de trabalho, de consumo, a comunicação e a própria interação entre as pessoas.
A Inteligência Artificial, na maioria das vezes é associada a ações que estão conectadas à vida nas grandes cidades, mas essa análise não condiz com a realidade. “Pode ser surpreendente o que vou dizer, mas é no campo que as tecnologias estão inseridas. Posso dar um exemplo? O pecuarista está adotando, cada vez mais, na propriedade rural o uso de softwares, onde satélites vão indicar se a altura do pasto é ideal para os animais. Criadores já não pesam os animais em balanças convencionais. Eles usam câmeras 3D dotadas de recursos da IA para pesar milhares de bois em questão de minutos”, exemplificou o Álvaro.
Na agricultura robôs identificam plantas específicas que precisam de reforço de fertilizantes e pulverizadores liberam defensivos apenas onde há ervas daninhas. “Portanto, a Inteligência Artificial não está presente apenas nos escritórios, mas ela existe principalmente dentro das porteiras”, disse Álvaro Dias.
“A IA veio com essa facilidade para o meio rural, através delas conseguimos ganhar muito tempo, antes não tínhamos essas tecnologias. O especialista Álvaro Dias conseguiu exemplificar e colocar muito bem as informações que precisávamos para dar mais assertividade dentro da propriedade rural”, disse o participante do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Rodrigo Vargas.
Workshop de comunicação – “Comunicação e Reputação do Agro” foi o tema abordado pelo mentor de marcas pessoais, colunista da CBN e Band TV e autor do livro “Personal Branding como posicionar sua marca”, Ricardo DalBosco.
“O agronegócio precisa ser comunicado de forma estratégica e efetiva. Uma boa produção de conteúdo pode gerar autoridade moral à sua marca”, pontuou DalBosco.
Para mudar a reputação do agro é preciso mudar o jeito de pensar o marketing digital, é preciso se posicionar. “Se você não se posiciona, sabe o que abre? Oportunidade para outras pessoas que estão a sua volta se posicionarem”, provocou DalBosco.
De acordo com DalBosco, criar autoridade moral por meio digital é fundamental para ganhos maiores e abertura de oportunidades. Para posicionar a marca e ser o primeiro nome na mente das pessoas, elas precisam primeiro saber e tomar consciência de que você existe e como pode gerar valor a elas.
“A partir do momento que começa a posicionar sua marca nas redes sociais com estratégias eficazes, de preferência com auxílio de um bom mentor que possa lhe indicar os melhores caminhos para isso, outras vantagens começam a surgir”, explicou DalBosco.
Colaboradores influenciadores – Uma estratégia que pode ser adotada pelas empresas – levantar influenciadores digitais dentro da empresa – “CPF jogando em favor do CNPJ”, apontou.
Estar bem posicionado nas redes sociais pode fazer com que você auxilie sua empresa na atração de novos clientes, de médio e grande porte. Ou seja, o perfil pessoal do colaborador passa a ser um dos canais de comunicação nesse crescimento, não tendo que depender apenas do setor comercial ou de campanhas de marketing. “Estes dois últimos também são importantes, sim. Porém, quando mais o colaborador, como CPF, estiver presente e aberto a novos contatos e oportunidades, maiores são as chances desse aumento no número de clientes”, ensinou o mentor de marcas pessoais.