Logo CNA

‘Inauguramos um marco regulatório da agropecuária brasileira’, diz presidente da CNA
Observa3

Com apoio da Confederação, Ministério da Agricultura inaugura projeto que vai concentrar informações estratégicas

5 de setembro 2019
Por CNA

João Martins participou da solenidade de inauguração no Mapa

Brasília (05/09/2019) – “Não é apenas uma sala de alta tecnologia. Estamos inaugurando um marco regulatório da agropecuária brasileira”, afirmou o presidente da CNA, João Martins, ao participar, ao lado da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do presidente da República, Jair Bolsonaro, do lançamento do Observatório que irá concentrar informações estratégicas de vários órgãos para a definição de políticas públicas ao setor.

Com amplo apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, o Observatório da Agropecuária Brasileira foi lançado na quinta (5) pelo Ministério da Agricultura e contou com a presença de diversas autoridades, pesquisadores e convidados.

João Martins

Localizado em uma sala de situação no próprio ministério, o Observatório vai permitir o acompanhamento e a gestão integrada dos dados produzidos por diferentes unidades da Agricultura e de outros órgãos que tenham projetos relacionados a diferentes cadeias produtivas e setores da agropecuária.

“Daqui para frente será uma agropecuária muito mais orientada e capacitada para conhecer cada vez mais as suas próprias atividades e o seu potencial”, disse João Martins ao discursar no evento.

Tereza Cristina

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, agradeceu o apoio da CNA na construção do projeto do Observatório. A entidade contribuiu com o fornecimento de equipamentos, infraestrutura, apoio de pessoal e no compartilhamento de dados. Além da CNA, a Embrapa também apoia o projeto.

“Com essa sala nós conseguiremos fazer a interação entre todos esses cadastros espalhados. A nossa ideia é colocar tudo em conjunto para que essas informações, sistematizadas, possam nos ajudar na condução de políticas públicas, principalmente para o pequeno produtor”, disse a ministra.

Espaço foi apresentado para as autoridades

Na sala de situação, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, fez uma demonstração aos presentes de como será possível visualizar as informações coletadas dos mais diversos órgãos. Será possível fazer, por exemplo, cruzamentos com dados como os do Cadastro Ambiental Rural (CAR) com o de outras áreas.

“A CNA é uma parceira fundamental. Se mobilizou e nos ajudou desde o início com a sala. É uma entidade que tem muitos cadastros e muita informação. Com certeza será importantíssima nesse processo”, afirmou Camargo.

Convidados conheceram o local onde funcionará o Observatório

Tecnologia de ponta – O espaço conta com 12 telas de vídeos integradas, além de recursos de interligação de dispositivos móveis, computadores e videoconferência. Entre as informações disponibilizadas pelos recursos tecnológicos estão imagens de satélite, gráficos com dados econômicos, comerciais, produção em nível nacional e regional.

O objetivo da ferramenta é facilitar o acesso do gestor à base diversificada de dados agropecuários produzidos pelo Ministério, tornar as estatísticas mais transparentes, qualificáveis e georreferenciadas, para deixar o processo de decisão mais dinâmico e prevenir a ocorrência de riscos ou crises.

Inauguração foi acompanhada por lideranças do setor

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas