Logo CNA

Paraná

Formaturas do AAJ celebram preparação de aprendizes para o mercado de trabalho
Aaj

Mais de 100 alunos do programa do Sistema FAEP/SENAR-PR receberam seus diplomas, em dezembro

20 de dezembro 2023

Por: Comunicação Sistema FAEP/SENAR-PR

Fonte: Comunicação Sistema FAEP/SENAR-PR

Mais de 100 alunos do Programa Aprendizagem de Adolescentes e Jovens (AAJ) celebraram sua formatura, entre os dias 11 e 14 de dezembro. Todos cursaram o módulo “Mecânica de manutenção de tratores”, como aprendizes em unidades do Grupo Santa Terezinha , em sete municípios do Paraná. Boa parte dos alunos deve ser contratada pela empresa. Realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, o AAJ é voltado a promover o primeiro contato de jovens e adolescentes com o mercado de trabalho e estimula o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais.

"A iniciativa contribui de forma direta com o desenvolvimento desses alunos e os direciona para uma profissão, em uma de suas áreas de interesse. Podemos dizer que é um programa que abre as portas do mercado de trabalho para esses jovens."

Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR

As sete turmas ocorreram nos municípios de Cidade Gaúcha, Iguatemi, Ivaté, Paranacity, Rondon, Tapejara e Terra Rica. Os eventos de formatura reuniram autoridades locais (como o prefeito e vereadores de cada município), representantes da Usina Santa Terezinha, do Sistema FAEP/SENAR-PR e da comunidade escolar, além de familiares dos alunos. O Sistema FAEP/SENAR-PR foi representado pela diretora-técnica Débora Grimm e pela técnica Márcia Pereira Salles, do Departamento Técnico (Detec) da entidade. Além de reforçar o engajamento de todos os atores envolvidos no programa, a formatura também contemplou apresentações dos formandos.

“A formatura tem o potencial de conectar autoridades do município para entender a importância de se investir em projetos como este, que promovem uma transformação diária na vida desses alunos. Além disso, os eventos envolvem as famílias, que conseguem enxergar a importância da formação profissional para os jovens”, destaca Márcia.

Cidade Gaúcha

Iguatemi

Ivaté

Paranacity

Rondon

Tapejara

Terra Rica

O AAJ é realizado ao longo de uma carga-horária de 1,2 mil horas. O programa é dividido em três fases: Núcleo Básico, que se foca no desenvolvimento pessoal dos alunos, abordando temas como gestão de pessoas, comunicação, liderança e cidadania, entre outros; Núcleo Específico, que traz temas voltados à atividade profissional em questão; e Prática Profissional, desenvolvida nas oficinas das unidades do Grupo Santa Terezinha. Desde seu lançamento, o AAJ já formou mais de 1,5 mil alunos, preparando-os para o futuro profissional.

“Os alunos entram de uma forma e, ao fim do ano letivo, saem completamente diferentes: com mais desenvoltura e confiança, além de terem sido direcionados para sua área de interesse”, aponta Márcia. “É notável o desenvolvimento desses jovens não só em relação ao aspecto profissional, mas de suas habilidades humanas, mesmo”, acrescenta.

Ivaté

Diretoria e equipe técnica da turma de Ivaté

Cidade Gaúcha

Cidade Gaúcha

Paranacity

Paranacity

Rondon

Rondon

Tapejara

Tapejara

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas