Logo CNA

Sergipe

Formação técnica em agronegócio pelo Senar inspira famílias inteiras à capacitação
IMG 1231 220429 175652

29 de abril 2022

Os formandos em Técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – AR Sergipe estiveram reunidos no último sábado (23), durante a segunda edição do Agro Encontro para a colação de grau, após dois anos sem a possibilidade de realização de eventos em ambientes fechados, o momento foi muito aguardado pelos alunos do Senar. Entre os profissionais do agro, muitas histórias para contar, algumas de inspiração, outras de muita dedicação e até de sucessão familiar.

Formada em Técnico em Agronegócio pelo Senar Sergipe, Derlane Menezes inspirou todos da casa a realizarem também a capacitação profissional. O esposo João Neto passou na seleção do curso no semestre seguinte e foi um dos formandos da solenidade de Colação de Grau, realizada no último sábado (23). Já o filho dele, Felipe Fraga também se formou antes do pai.

Agora, os três da mesma família são formados em Técnico em Agronegócio pelo Senar. “O curso possibilitou transformação de vidas, o Felipe logo entrou no mercado de trabalho, no meu caso ampliou ainda mais meus conhecimentos e me motivou a seguir na área, hoje sou estudante de medicina veterinária e continuo me dedicando ao Agro, que é a força do nosso país.”

Filho de produtor rural, a família de João Neto é um exemplo de sucessão familiar no setor agropecuário e garante incentivar cada dia mais pessoas a buscarem a capacitação do Senar. “Hoje estamos todos no setor, por incentivo do Senar, que oportunizou o desenvolvimento da família”, ressaltou o também professor.

IMG 0717

Histórias também de superação, marido e mulher se formaram juntos com o mesmo propósito. Klesia Pereira e Bruno Carvalho saiam de Ribeirópolis para o Polo em Carira, mesmo cansados da rotina do campo, construíram esse conhecimento juntos. “Poucas foram as vezes que faltamos, pois a vontade de aprender era maior que o cansaço do dia a dia. Fizemos também juntos o nosso projeto de conclusão falando da nossa propriedade.”, contou Klesia satisfeita.

O presidente do Sistema Faese/Senar, Ivan Sobral conta que o curso Técnico em Agronegócio forma profissionais extremamente requisitados no mercado de trabalho e preparados para atuar em parceria com o produtor rural. “Uma grande vantagem para quem segue o caminho do curso técnico é chegar mais cedo ao mercado de trabalho. No caso do curso técnico em agronegócio, o formado entra num setor que não para de crescer”, ressaltou o presidente.

IMG 0563

As últimas turmas formadas em Técnico em Agronegócio que realizaram a colação de grau foram dos Polos de Carira, Indiaroba e Tobias Barreto. O Senar Sergipe já capacitou 270 profissionais na formação técnica. Os cursos ofertados este ano, além do Técnico em Agronegócio nesses municípios citados, foram Fruticultura em Indiaroba e Zootecnia, nos Polos de Porto da Folha e Itaporanga D’Ajuda.

Matérias Relacionadas