Logo CNA

Minas Gerais

FIP Paisagens Rurais promove o dobro de produtividade e redução de custos de produção em Uberaba

15 de outubro 2021

Por: SENAR MINAS

Depois de um ano e meio, as mudanças proporcionadas pelo Projeto FIP Paisagens Rurais, executado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, são evidentes na propriedade de Maurício Barbosa Celestino, em Uberaba. Uma delas é na produtividade, que saltou de 70 para 150 litros de leite por dia. O técnico de campo Roger Alan Santos explica que as orientações repassadas ao produtor também impactaram em uma redução de 17% nos custos de produção.

FIP Paisagens Rurais promove o dobro de produtividade e redução de custos de produção em Uberaba - SENAR MINAS

Gerente regional Caio Oliveira (ao centro) em visita à propriedade, junto com o técnico Roger

Com a reforma da pastagem e correção do solo com calcário e adubação, vamos aumentar ainda mais esse índice de economia, que deve passar de 20%”. Ele se refere à área de oito hectares que está sendo recuperada na propriedade, que antes não era utilizada. No local, já foram feitas as curvas de nível para combater a erosão.

A intenção do produtor é apostar na plantação de milho para complementar a produção da ração e do capim capiaçu para silagem. “Estou muito satisfeito com o projeto e tenho obtido bons resultados. Hoje estamos conseguindo recuperar a pastagem, corrigindo o solo e a expectativa é chegar à produção de 200 litros por dia”, destacou Maurício.

FIP Paisagens Rurais promove o dobro de produtividade e redução de custos de produção em Uberaba - SENAR MINAS

Produção leiteira dobrou com as orientações do projeto

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira, enfatiza que este é um dos vários exemplos de produtores assistidos pelo FIP Paisagens Rurais que têm conseguido mudanças e resultados que geram mais renda. “Visitei a propriedade do Maurício recentemente e vi de perto o seu entusiasmo com os avanços e a dedicação em buscar mais melhorias para a sua atividade e para a propriedade como um todo”.

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.

FIP Paisagens Rurais promove o dobro de produtividade e redução de custos de produção em Uberaba - SENAR MINAS

Imagem de satélite mostra as curvas de nível na propriedade

Matérias Relacionadas