Logo CNA

Mato Grosso

Famato terá atendimento técnico em feiras agropecuárias
Show safra 2018 ass 990x494

Famato terá atendimento técnico em feiras agropecuárias

11 de março 2022

As feiras agropecuárias e tecnológicas começam a movimentar o setor produtivo de Mato Grosso a partir deste mês de março. As tradicionais que ocorrem em vários munícipios do estado têm importância significativa para o desenvolvimento do campo. A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) estará presente com a participação de analistas técnicos da entidade para dar suporte com informações para os produtores rurais e interessados.

As feiras contribuem para os produtores conhecerem as novidades tecnológicas do setor e para levar ao cidadão urbano informações sobre o campo e o dia a dia do produtor rural. Os analistas técnicos estarão disponíveis nos estandes do Sistema Famato para tratar de assuntos relacionados ao setor produtivo, como meio ambiente, questões tributárias, trabalhistas e indígenas, nas seguintes feiras: Farm Show (Primavera do Leste), de 15 a 19/03; Show Safra (Lucas do Rio Verde), de 22 a 25/03; Parecis Super Agro (Campo Novo do Parecis), de 29/03 a 1/04; Norte Show Rural (Sinop), de 19 a 22/04, e Oeste Rural Show (Pontes e Lacerda), de 25 a 28 de maio.

Os atendimentos com a analista de Meio Ambiente, Laura Rutz, serão focados em esclarecer dúvidas sobre regularização ambiental, legislação ambiental aplicada ao meio rural, recursos hídricos, multa/infrações ambientais, unidade de conservação e uso Restrito.

O analista de Assuntos Tributários e Trabalhistas, Thiago Moraes, vai esclarecer assuntos tributários sobre o ICMS, legislação tributária, fundos, incentivos e benefícios fiscais, convênios tributários, certidões, regularização de débitos tributários, NF-e/NF-a e Dívida Ativa (PGE e PGFN). Na área trabalhista será dada ênfase às legislações trabalhistas, aposentadoria rural, convenção coletiva e o e-Social.

Em Campo Novo do Parecis, a analista de Assuntos Fundiários, Anny Dornelles, explicará tudo sobre as questões indígenas.

Segundo a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi, além de esclarecimentos técnicos, as feiras também são oportunidades de reunir produtores rurais de todas as cadeias produtivas, alimentos, animais e equipamentos de vários tipos e regiões. “As feiras possibilitam o desenvolvimento do setor, contribuem para fomentar as atividades agropecuárias, economia local, geração de emprego e renda, negócios, e entre outros”, disse a gestora.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) também contará profissionais que poderão orientar os produtores e sanar as dúvidas relacionadas aos cursos e treinamentos oferecidos pela entidade. Representantes do Instituto Agrihub apresentarão a plataforma My Agrihub e outros serviços disponíveis. Estarão presentes startups parceiras do instituto levando soluções tecnológicas aos produtores rurais que pretendem conhecer as novidades do setor.

Saiba um pouco mais sobre as feiras:

Farm Show – A feira chega na 6ª edição consolidada como uma das maiores feiras voltadas ao agronegócio do Centro-Oeste Brasileiro e será realizada entre os dias 15 e 19 de março. Além de novidades em todas as áreas do agronegócio, a expectativa do Sindicato Rural de Primavera do Leste é que este ano o fluxo de negócios ultrapasse R$ 1,8 bilhão, e que passem pelo parque de exposições de Primavera do Leste mais de 50 mil pessoas.

Show Safra – O evento com foco técnico e comercial para temas relacionados ao agronegócio, incluindo discussões de assuntos socioeconômicos pertinentes à atividade agropecuária, será de 22 a 25 de março. É uma iniciativa da Fundação Rio Verde e do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde.

Parecis SuperAgro – Feira de tecnologia e negócios do agro mato-grossense, a Parecis SuperAgro inicia em 29 de março em Campo Novo do Parecis. Com programação focada em inovação e sucessão na gestão rural, o evento mantém a projeção de reunir uma média diária de 5 mil pessoas no parque de exposições Odenir Ortolan.

Norte Show Rural – A feira traz na programação (de 19 a 22 de abril) soluções tecnológicas para o homem do campo, palestras magnas e técnicas, oficinas, demonstração de produtos, leilões, novidades em maquinários, implementos agrícolas, veículos, com foco em agricultura familiar, agricultura de precisão e pecuária.

Oeste Rural Show – A feira é uma realização do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda. A 2ª edição da Oeste Rural Show, será entre os dias 25 e 28 de maio. A expectativa é que em três dias de evento sejam movimentados mais de R$ 50 milhões em negócios. A feira tem se consolidado como vitrine para demonstração de produtos, serviços e tecnologias voltadas para o agronegócio, principalmente, a integração lavoura-pecuária, sistema que tem sido intensificado na região oeste de Mato Grosso.

Matérias Relacionadas